A Associação de Pais e Amigos do Autista e Secretaria Municipal de Educação com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, realiza durante grande parte da próxima semana, várias ações visando a conscientização da comunidade sobre os autistas.
Um cronograma das ações que contará com palestras diversas e passeata pelas ruas centrais da cidade, já foi elaborado e está sendo divulgado, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semec), pela Associação de Pais e Amigos do Autista e Câmara Municipal e conta com apoio de diversas outras entidades, empresários e colaboradores.
A Semana de Conscientização do Autismo, tem a Semec com parceria da Associação de Pais e Amigos do Autista de Barra de São Francisco e apoio da Câmara Municipal de Vereadores. A vice-presidente da Câmara, vereadora Zirene Surdini Valli é a autora do Projeto de Lei N° 3 /2019 que institui a Semana Municipal de Conscientização da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A matéria foi aprovada na última sessão legislativa por unanimidade.
A celebração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, acontece dia 2 de abril. Para a presidente da APAA, Márcia Brito e a vereadora Zirene, a Semana de Conscientização do Autismo é uma importante oportunidade para mostrar à sociedade que esse público pode ter o seu espaço no mercado de trabalho, nas universidades, nas escolas, nos grupos sociais e em outros lugares que pessoas não autistas já conquistaram.
O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.
Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.
Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, ele uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. O jeito de lidar com cada um varia.
Na forma qualificada como de baixa funcionalidade, a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental. O quadro provavelmente vai exigir tratamento pela vida toda.
Na média funcionalidade, o paciente tem dificuldade de se comunicar e repete comportamentos. Já na alta funcionalidade, esses mesmos prejuízos são mais leves, e os portadores conseguem estudar, trabalhar e constituir uma família com menos empecilhos.
O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio.
A Semana de Conscientização do Autismo busca justamente mostrar à famílias com pessoas portadoras do Espectro Autista e a todos os cidadãos, a importância do convívio com essas pessoas sem preconceitos, mas com carinho e atenção.
Semana Conscientização do Autismo
1º de abril (segunda-feira)
Palestra na EM José Francisco da Fonseca de manhã e à tarde, a cargo da professora SRM Karina Patrícia Martins Muniz Saldanha, da Associação de Pais e Amigos do Autista
2 de abril (terça-feira)
1ª Caminhada Pela Conscientização do Autismo
Concentração no sindicato patronal e chegada na praça central (8h às 10h)
Fala da secretária de Educação (Delma Ker)
Música amor maior (solo)
Aluno Josué (poesia)
Márcia e Daniel (música)
Leitura dos cartazes
Agradecimento aos patrocinadores e apoiadores.
3 de abril (quarta-feira)
Palestra de manhã e à tarde na EM João Bastos a cargo de Nelcinéia de Carvalho (Nêo) da Associação de Pais e Amigos de do Autista;
Palestra na EM família Agrícola Normília da Cunha dos Santos na parte da tarde com a Dra. Bianca (fonoaudióloga) da Associação de Pais e Amigos do Autista;
4 de abril (quinta-feira)
Palestra na EM Vicente Amaro da Silva na parte da manhã e à tarde com Karina Patrícia e Drª Bianca (fonoaudióloga)
5 de abril (sexta-feira)
Palestra na EM Sebastião Albano de manhã e à tarde com a professora SRM Pollyana Fiorot da Associação de Pais e Amigos do Autista.
ASCOMCMBSF
Data de Publicação: quinta-feira, 28 de março de 2019