Pontos Turísticos

O Espírito Santo tem um novo Mapa do Turismo. Dos 78 municípios capixabas, 64 estão na nova configuração, divididos em 10 regiões turísticas. E com esta nova configuração, Barra de São Francisco não faz parte do novo mapa.  As informações estão no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur), neste ano. Mesmo assim, o município tem belas paisagens, recantos de deixar maravilhados nossos visitantes. Aqui selecionamos algumas fotos de sites e profissionais que clicaram belas imagens.

Apesar disso, o município francisquense tem atrativos que não são divulgados. Um ponto esquecido e que no passado foi um grande “point” de quem não tinha opção de frequentar as piscinas dos clubes particulares e ir para a praia, fica na localidade de Vila Paulista. Trata-se da famosa Cachoeira do Granito, no rio São Mateus, pertence à família Soares, que desde aquela época permitiu sua utilização. O auge do local foi na gestão do então prefeito Enivaldo dos Anjos, que no início da década de 90, levou infraestrutura para receber inclusive shows nacionais e entre eles, do grupo Hanói Hanói.

Outro exemplo claro da falta de planejamento e de divulgação das belezas naturais locais, está em Monte Sinai (Vermelha). Lá uma das cachoeiras que vem recebendo inúmeras famílias localiza-se no Córrego do Rio do Campo, a sete quilômetros do distrito de Monte Sinai (Vermelha), interior de Barra de São Francisco.

De fácil acesso temos também a famosa Cachoeira dos Mol, na divisa entre Barra de São Francisco com o município mineiro de Mantena. O famoso pico das antenas, local onde vários equipamentos de transmissão e recepção de sinais de rádio, tv e telefone, também serve para a prática de trilhas. O local só é visitado esporadicamente por alguns aventureiros e pessoas para uso de drogas. A vista do local é privilegiada mas o acesso é difícil de veículo não tracionado.

ASCOMCMBSF/FOTOS DIVULGAÇÃO/HUGO BINDA/