Na sessão legislativa desta segunda-feira (10), o vereador Jadeir Brum ocupou a triibuna para fazer um alerta sobre o transporte de lama abrasiva das serrarias de grantio, para o CTR-Centro de Tratamento de Resíduos, localizado às margens da Rodovia do Café, a ES-080. Segundo disse aos colegas parlamentares e a todos, a situação vem se agravando quando alguns transportadores, sobrecarregam a capacidade das caçambas dos caminhões, espalhando lama pelo asfalto.
Jadeir enumerou que os perigos são vários e os principais, estão na lama que cai dos caminhões lotados, podendo acidentar quem vem atrás dos veículos transportadores e queira desviar para não ser atingido. Outra situação é que a lama ao secar, vira um pó prejudicial, a sílica - um composto duro, o dióxido de silício (SiO2), que pode ser inalado por motociclistas que passem pelo local e absorvam a poeira.
O parlamentar pediu para que os responsáveis possam administrar a situação e evitem que tais transtornos continuem a causar perigo aos outros condutores de veículos que transitam naquele trajeto.
Sobre a lama que sai das serrarias, a mesma é transportada para o aterro da Anpo, onde o projeto consiste em reciclar o que é originado no processo de serragem dos blocos de granito através de teares das industrias do ramo do setor de rochas ornamentais.
A reportagem entrou em contato com a Anpo - Associação de Produtores de Pedras Ornamentais, para uma explicação sobre o problema. O diretor presidente da entidade, Mário Imbróis, no momento do fechamento desta matéria ainda não havia dado retorno as indagações feitas baseadas nas declarações do vereador denunciante. Mas um pouco depois do contato, uma nota explicativa foi endereçada a assessoria de imprensa do Legislativo e que a seguir é publicada:
Caro amigo Madureira!
Com o prazer de Cumprimentá-lo, informo que o CTR da ANPO, está licenciada apenas para receber os resíduos. A total responsabilidade do transporte é dos motoristas sejam eles
Terceirizados ou não das empresas.
Mesmo Assim, temos o dever de zelar e colaborar para impedir que irregularidades como estas aconteçam!!
Vamos enviar uma circular cujo conteúdo será o alerta, inclusive informando-se sobre as penalidades previstas.
É nosso dever colaborar com às autoridades neste tipo de denúncia.
Aproveitando a oportunidade para me colocar a disposição no plenário da Câmara para esclarecer quaisquer outras dúvidas sobre os procedimentos legais e que visam melhorar a qualidade de vida dos Munícipes de nossa Barra de São Francisco!!
Cordialmente!!
Mario Imbroisi
Pres. Exec. Anpo
ASCOMCMBSF/FOTOS ANPO/ASCOMCMBSF
Data de Publicação: terça-feira, 11 de maio de 2021
Endereço:
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Telefone(s): (27) 3756-2720
E-mail: faleconosco@barradesaofrancisco.es.leg.br
Atendimento ao Público:
Segunda das 08h00 às 17h00
Terça a Sexta-feira 08 às 13h00
Horário das Sessões Plenárias:
17 horas (Calendário)