Pedido de presidente Lemão Vitorino ecoa denúncia na Assembleia Legislativa

“A falta de médicos legistas nos finais de semana, se torna uma dor a mais para os familiares”

O presidente da Câmara Municipal de Barra de São Francisco, vereador Lemão Vitorino, teve uma solicitação moldada pela falta de médicos legistas na região noroeste do ES, fato que foi apresentada como denúncia e pedido urgente, através da fala do deputado estadual Luiz Durão em recente reunião.

O parlamentar linharense que ocupa a vaga deixada pelo francisquense Enivaldo dos Anjos, reportou a denúncia de Lemão Vitorino, quando do acidente que vitimou em Vila Pavão, o jovem David Martins da Silva, 19 anos, na noite de sábado passado dia 05, veio a óbito devido à gravidade do choque sofrido com sua motocicleta.

Lemão Vitorino contou ao deputado Durão, que a morte do rapaz foi anunciada as autoridades por volta do meio dia de domingo (06) mas o corpo só foi recolhido às 17 horas quando foi levado para a cidade de São Mateus. O fato é que por lá não havia legista para liberação do corpo que teve de ficar dentro do veículo “rabecão” na sede da Polícia Civil até na manhã de segunda-feira (07), quando então foi removido para a cidade de Linhares.

“Além de todo o sofrimento pela perda do rapaz, os familiares e amigos não puderam velar seu corpo, devido à demora na liberação”, disse Lemão Vitorino ao parlamentar estadual que reportou em sessão eletrônica, todos esses fatos.

Luiz Durão reforçou que os municípios de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Águia Branca, Vila Pavão e Ecoporanga estão muito distantes de Colatina e de Linhares, onde estão o SML -Serviço Médico Legal e onde ocorrem as pericias.

Ele justificou que a população desses municípios no noroeste capixaba, sofre com a defasagem no quadro de médicos legistas e que é urgente a reposição desses profissionais tendo os SMLs funcionando em plantão de 24 horas.

“É lamentável que tantas famílias que choram na morte de seus entes queridos, não sejam respeitadas”, disse Durão afirmando que esteve esta semana com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes onde solicitou a contratação de novos profissionais – médicos e peritos, para compor o quadro funcional e também para atuarem nos municípios.

Durão falou ainda que esteve com o governador Renato Casagrande onde solicitou que ele cobre dos órgãos que integram o sistema da Fundação iNova Capixaba, o cumprimento da lei complementar nº 924/2019, aprovada pela Ales, já que a entidade defende desenvolver um modelo focado na prestação de serviços que sejam ágeis e resolutivos, solucionando problemas estruturais da saúde pública no Espírito Santo.

Disse que o Secretário Nésio, se mostrou sensível ao problema e que tem a certeza de que o Governador Casagrande, também irá se solidarizar com as perdas e o sofrimento dessas famílias, tomando as providencias urgentes que o caso requer”, completou o deputado Luiz Durão.

ASCOMCMBSF

Data de Publicação: quinta-feira, 10 de junho de 2021