Vereador Borrinha solicita internet gratuita em praça de Vila Paulista e em outros distritos

Justificando que nos tempos atuais é praticamente inviável viver sem internet, o vereador Reinaldo Neri – Borrinha, apresentou recente indicação direcionada ao Executivo Municipal, no sentido de que sejam implantados nos distritos e em especial ao de Vila Paulista, sistema gratuito de acesso a internet.

De acordo com Borrinha, hoje tudo se direciona ao uso da internet, quer para lazer ou efetuar transações comerciais entre outros. Ele justificou que “a referida instalação é de extrema necessidade pois sabemos que nem todos tem acesso a este sistema e sendo assim, nada mais justo do que se instalar um ponto de acesso livre, na praça de Vila Paulista e nos demais distritos”, disse ele.

O sistema de internet gratuita já está operando em alguns distritos, mas não totalmente livre. O exemplo desse sistema é o que foi implantado recentemente na localidade de Vargem Alegre denominado de programa Wi-Fi Brasil.

Como existem duas modalidades no programa Wi-Fi Brasil e o sistema implantado em Vargem Alegre é o GESAC que contempla locais específicos como instituições públicas, escolas, bibliotecas, tele centros, unidades de saúde, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos rurais e outros.

Para o parlamentar que tem raízes em Vila Paulista, como o programa GESAC, tem como meta disponibilizar acesso à Internet e outros serviços de inclusão digital nas comunidades excluídas do acesso e dos serviços vinculados à rede mundial de computadores, a viabilidade desse sistema atenderia grande parte das expectativas dos moradores.

“Nós esperamos sensibilizar o nosso prefeito Enivaldo dos Anjos, que já deve ter algum projeto para atender esse tipo de reivindicação. Nosso distrito bem como os demais, são populosos e seus residentes, necessitam de ter acesso a esta tecnologia que encurta distancias, dirime dúvidas, ajuda no desenvolvimento intelectual dos jovens e ainda nos proporciona, condições de aumentarmos a renda de tudo aquilo que nós produzimos e necessitamos de comercializar”, justificou Borrinha.

No Programa GESAC serão beneficiadas prioritariamente as comunidades que apresentarem baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e que estejam localizadas em regiões onde as redes de telecomunicações tradicionais não oferecem acesso local à internet em banda larga.

Data de Publicação: terça-feira, 13 de julho de 2021