Complexo da Cachoeira do Granito deverá ser point de turistas e francisquenses

Recentemente os vereadores Lemão Vitorino, Borrinha Nery, Emerson Lima, Jadeir Brum e Lula Coser estiveram acompanhando o prefeito Enivaldo dos Anjos, em visita ao balneário Cachoeira do Granito, um complexo manancial hídrico que no início da década de 90, quando ele era o prefeito de Barra de São Francisco, foi considerado a mais importante área de lazer da região e está sendo preparado para ser um ponto turístico, se tornar um point de lazer dos mais renomados na região.

A Cachoeira do Granito se prepara para tornar-se point para turistas e francisquenses, já que a área deverá contar com uma infraestrutura de estacionamentos e segurança aos usuários. Acredita-se que uma praça de alimentação deverá fazer parte do local, oferecendo opções diversas para quem pretende desfrutar das belezas para piquiniques, reuniões e encontros voltados ao meio ambiente, entre outros.

A visita dos parlamentares e do chefe do Executivo Municipal, constataram os maquinários em pleno trabalho preparando todo o local.  Segundo foi informado aos parlamentares, o local contará com uma estrutura para atrair francisquenses e moradores da região. O projeto prevê área de estacionamento, área de eventos e esportes, além de acesso a internet liberado para todos. É intenção da atual administração, oferecer infraestrutura adequada e segura para os frequentadores, informações que muito foram bem recebidas pelos vereadores que ali compareceram.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Lemão Vitorino que representa o distrito de Vila Paulista, destacou que a área onde se localiza a Cachoeira do Granito, é considerada de rara beleza onde quem visita o local acaba se apaixonando e retornando para usufruir daquela estrutura natural. "Quem conhece acaba voltando por tanta beleza", destacou

Para o vereador Reinaldo Neri - Borrinha, a referida “reabertura” será de muita importância, uma vez que e um espaço para estimular o agroturismo para nossa região, com recreação para as famílias que forem visitar e que o município possa fazer um acordo com o proprietário, para manter o local protegido, limpo e preservado.

Já o líder do Executivo na Câmara, vereador Emerson Lima, a Cachoeira do Granito fez tanto sucesso quando reuniu ali milhares de pessoas, que quis o destino que tivesse sido iniciado o projeto na administração de Enivaldo  e restabelecido quando ele, depois de mais de 30 anos, voltasse a comandar os destinos do município e a ele coubesse a reestruturação do local.

O vereador Jadeir Brum não se cansava de apontar as pontencialidades do local, vislumbrando que a Cachoeira do Granito pode se tornar na região noroeste, o local que mais deverá atrair amantes da natureza, proporcionando condições para que o agroturismo seja fomentado dentro do setor. Jadeir acredita que com a reabertura daquele local, muitos empregos e renda deverão ser gerados.

Outro parlamentar que também integrou a comitiva, Lula Cozer, falou também da importância da geração de empregos e renda. "Acredito que o local vai atrair para o distrito de Vila Paulista, investidores dos mais diferentes setores, principalmente porque se o local se desenvolver, vai atrair turistas que necessitarão de hospedagem, alimentação, translado entre outros", justificou.

Para o prefeito Enivaldo, não há dúvidas de que assim que a estrutura ficar pronta: “Com certeza os francisquenses voltarão a utilizar o espaço. E assim que for entregue, voltaremos a realizar os nossos eventos e agregar outras atividades no local, como esportes e muitas outras coisas mais. Esse espaço é bastante útil”, disse Enivaldo dos Anjos.

Segundo o prefeito, apesar do momento delicado vivido por causa da pandemia de COVID-19, é preciso que o município esteja preparado para a retomada. “Vamos deixar tudo pronto para que, no momento certo e com a segurança necessária, possamos retomar a normalidade e oferecer melhor qualidade de vida para os francisquenses”, ressaltou.

Quem conheceu os tempos de glória da Cachoeira do Granito provavelmente tem bons momentos para se lembrar. O ambiente tinha aparência de praia, sendo que poucas pessoas frequentavam o local antes da iniciativa de Enivaldo, mas assim que conseguiu autorização junto a família Soares proprietários da propriedade, preparou toda a área e a transformou em ponto turístico.

Naquela época, o então prefeito Enivaldo dos Anjos, promoveu um Fest-Rock, com várias atrações nacionais, entre elas, Lobão, Hanoi Hanoi com participação de outros artistas da região. Teve ainda concurso da Garota Verão de Barra de São Francisco, que por sinal foi o maior sucesso na época.

Quando da gestão do então prefeito Enivaldo dos Anjos, o balneário serviu como ponto de encontro para as pessoas passar o final de semana, os feriados e se banhar com tranquilidade. Agora, após 30 anos, a expectativa é de que o local retome seus melhores momentos.

ASCOMCMBSF/FOTOS HELDER SOUZA

Data de Publicação: quinta-feira, 22 de julho de 2021