Governador anuncia investimentos para a região noroeste e vereadores representaram Legislativo Francisquense

Da esquerda para a direita, o ex vereador Dego Neri, o secretário de Saúde Elcimar Alves, o sub secretário de Agricultura Rodrigo

Vaccari dos Reis, vereadores Reinaldo Borrinha e Lula Cozer e Carlos Madureira da assessoria de comunicação

No último final de semana, o governador Renato Casagrande acompanhado de deputados estaduais, vários secretários de sua administração, foram recepcionados por prefeitos, vereadores e secretários municiupais de saúde entre outros, quando foram anunciados investimentos para a região noroeste e os vereadores Lula Cozer e Reinaldo Borrinha representaram o Legislativo Francisquense.

Durante a solenidade, foi anunciada também a operacionalização do SAMU 192 em mais 14 municípios do Estado. Nessa nova ampliação, serão contempladas as cidades que fazem parte do CIM Noroeste da região Central/Norte de Saúde, são elas: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Valério. Entre os secretários municipais de saúde dos municípios da região noroeste, esteve presente o de Barra de São Francisco, secretário Elcimar de Souza Alves, que está licenciado do cargo de secretário administrativo da Câmara Municipal, para ocupar cargo na administração do Executivo Municipal.

A ação faz parte do programa estadual SAMU para Todos, que tem como objetivo garantir assistência pré-hospitalar móvel de urgência para 100% da população capixaba. Atualmente, o serviço está presente em 71 municípios do Estado, o que representa uma cobertura populacional de 96,76%.

O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, lembrou a importância da ampliação do SAMU 192 em todo território capixaba. “O programa SAMU para Todos é muito importante e tem o objetivo de garantir assistência móvel de urgência e emergência para 100% dos capixabas. A marca de mais de 96% que estamos avançando hoje, mostra que estamos fazendo um bom trabalho em busca de proporcionar o melhor dos serviços da Saúde à sociedade”, declarou.

Para a realização desse projeto o Governo do Estado está custeando 60% dos gastos, o que representa mais de R$ 5,2 milhões anuais. Os outros 40% são de responsabilidade dos municípios.

O Programa SAMU para Todos foi criado em dezembro de 2019 e tem como objetivo ampliar o acesso da população ao SAMU 192, fortalecendo a estratégia de regionalização e municipalização do Sistema Único de Saúde (SUS) com a ampliação da governança e coparticipação tripartite (governos federal, estadual e municipal) na expansão para todo o território do Espírito Santo.

Em menos de dois anos de funcionamento, o programa aumentou a cobertura do serviço de 22 municípios (57,31% da população) para 71 municípios capixabas, atingindo 96,76% da população, um aumento de cobertura de 2.329.469 para 3.932.762 habitantes.

Data de Publicação: segunda-feira, 09 de agosto de 2021