Vereador Rafael faz alerta sobre violência doméstica contra mulheres e crianças

Nesta sessão de segunda-feira (30), o vereador Rafael Malaquias Venancio – Rafael do Hospital, ocupando a tribuna em tom de indignação, fez um apelo ao mesmo tempo alertando a população em geral, para os crimes de violência doméstica, principalmente contra mulheres e crianças.

Rafael destacou que no último final de semana, a Igreja Adventista do 7º Dia, realizou um evento para chamar a atenção para esses problemas que levam ao feminicídio e ao estupro de vulneráveis. Nesse aspecto corresponde à quantificação anual de homicídios de mulheres assassinadas por razões de gênero.

Disse que o evento dos adventistas, pede para que a população, as mulheres e crianças violentadas, denunciem essa prática. “Mulheres e crianças que são agredidas em seus lares, bem como no trabalho, que denunciem estas práticas”, disse Rafael.

“Precisamos denunciar esse tipo de comportamento dessas pessoas que estão em volta daquelas que são agredidas, porque assim denunciando esses casos, ai teremos punição a esses crimes absurdos que estão sendo cometidos. Quantas mulheres apanham em casa e sofrem outras violências e não falam pra ninguém? Não falam nem para seus familiares. Quantas crianças são abusadas por seus entes queridos e seus familiares também não denunciam”, disse o vereador Rafael.

De acordo com as legislações nacionais, se denomina femicídio, feminicídio ou homicídio agravado por razões de gênero. Se expressa em números absolutos e em taxas por cada 100 mil mulheres.

Denunciar e buscar ajuda a vítimas de violência contra mulheres (Ligue 180) " Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180", " Lei Maria da Penha"
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.

O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.

Data de Publicação: terça-feira, 31 de agosto de 2021