Lemão Vitorino e Emérson Lima falam do atendimento do SAMU 192

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Lemão Vitorino, a fala do colega parlamentar Sargento Farias, quando denunciou a burocracia para se contactar com o SAMU 192, foi oportuna já que ele também vivenciou várias experiências, quando teve de entrar em contato com o sistema. Lemão Vitorino conclamou  todos os vereadores para que juntos com o prefeito Enivaldo dos Anjos, para que seja tomada uma providencia urgente sobre esta questão.

Lemão exemplificou também que “ a pessoa liga para o 192 e o contato vai para Vitória onde uma pessoa atende e há casos de se levar até uma hora de conversa, já que o médico, faz uma série de questionamentos sobre a situação do paciente, uma longa entrevista para depois autorizar uma unidade do SAMU ir até o local”, denunciou também o presidente Vitorino.

Continuando, disse que se voce liga para o SAMU é porque o caso é grave, é urgente e necessário. “Ai leva uma hora para fazer essa avaliação e dependendo da situação o paciente pode não ter todo esse tempo”, afirmou.

Emerson Lima

Como líder do Executivo na Câmara, o vereador Emerson Lima informou aos colegas     vereadores, que no final do mês de agosto, ocorreu na cidade de Águia Branca, uma reunião sobre o SAMU, no Consórcio Cisnoroeste, oportunidade em que diversos secretários municipais de saúde, por lá compareceram para discutirem soluções e alternativas do sistema.

Emerson Lima contou que o encontro foi exatamente para tratar desse tipo de questão, afirmando que as mesmas reclamações de usuários do nosso município, também vem acontecendo em outras cidades, fato que motivou os secretários municipais a cobrarem da direção do sistema, soluções imediatas aos problemas verificados.

“Da maneira como está não é aceitável, já que a demora no atendimento ao paciente é muito grande”, complementou, Emerson Lima.

O CIS NOROESTE é composto pelos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Pancas e Vila Pavão.

Data de Publicação: sexta-feira, 10 de setembro de 2021