Outubro Rosa - veja a importância de se cuidar

Embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável. Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais.

Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. Suas mamas são únicas, assim como você. É comum que uma das mamas seja maior que a outra ou que tenham formatos diferentes. Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças que são normais  nas mamas e ficar alerta para um sinal ou sintoma suspeito de câncer de mama. A informação pode ajudar a salvar vidas. Por isso, o Poder Legislativo de Barra de São Francisco, apoia todas as iniciativas para orientar mulheres e homens a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Lembre-se que o diálogo entre você e o profissional de saúde é muito importante. Informe-se, tire suas dúvidas e decida o que é melhor para você.

*Com informações do INCA - Instituto Nacional de Câncer

Data de Publicação: quinta-feira, 30 de setembro de 2021