1º de Outubro - Dia do Vereador!!!

• Atual composição da Câmara Municipal com os vereadores: Rafael do Hospital, Leandro Ais, Emerson Lima, Jadeir Brum, Higor Soares
  • Reinaldo Borrinha Neri, Fernando Carabina, Lemão Vitorino, Elivan Ramos, Jonciclé Honório, Lula Cozer, Sargento Farias e Teco Ferreira

Neste dia 1º de Outubro saudamos aqui os nossos representantes no Poder Legislativo de Barra de São Francisco. São homens honrados que mereceram a aprovação de seus nomes, juntos ao eleitorado francisquense e com toda justiça, hoje representam a população.

A origem remota da denominação “vereador” é {verea}, forma arcaica de vereda (caminho, estrada secundária), de onde surgiu o verbo verear, com o significado primitivo de "administrar as estradas e os caminhos".

Pouco a pouco, os vereadores foram assumindo outras atividades ligada ao bom funcionamento da comunidade. Assim, verear significa zelar pelo bem do Município. Um sinônimo de vereador é edil, vocábulo que tem origem no termo latino aedilis (funcionário encarregado dos prédios e outros serviços públicos numa cidade), de aedes (casa, habitação, prédio).

Cada vereador é representante de uma parcela da população, mas seu trabalho deve ser dirigido para toda a comunidade do município. Ele é, portanto, um representante político da população na esfera municipal.

"Afinal, o que faz um vereador?" Conhecer as atribuições e verdadeiras funções do vereador é fundamental não apenas aos que almejam ocupar esses cargos, mas principalmente para os eleitores.

ASCOMCMBSF

Data de Publicação: sexta-feira, 01 de outubro de 2021