Agente de Saúde: valoroso prestador de serviços

De acordo com o Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.

Cabe ao Agente Comunitário de Saúde, ser o intermediário entre o cidadão e o poder público, na busca por mais saúde e consequentemente justiça social. É figura tão importante dentro de uma administração, que no setor municipal de saúde, se torna primordial suas informações, visto que é o agente, o primeiro contato entre paciente e programas de saúde.

Nesse aspecto, a Câmara Municipal de Barra de São Francisco, rende justas homenagens a estes valorosos heróis e heroínas, pois seu papel é muito importante no acolhimento. Considerado membro da equipe, faz parte da comunidade que assiste, quer verificando a pressão arterial, quer na conscientização das campanhas de vacina ou outros, é o Agente Comunitário de Saúde a base para o município atender bem em saúde, o seu cidadão.

ASCOMCMBSF

Data de Publicação: terça-feira, 05 de outubro de 2021