Vereadores falam sobre fechamento de via e estacionamento no comércio francisquense

Ao ocupar a tribuna na sessão desta segunda-feira 25, o vereador Sargento Farias iniciou destacando o descontentamento pela obra da Prefeitura Municipal em uma via central da cidade, bem como também sobre o formato de estacionamento no setor comercial.

“Hoje quero pedir ao prefeito Enivaldo que volte atrás, sobre uma obra que está sendo construída ali na rua Juiz Thaurion Pimentel, próximo ao Varejão dos Tecidos até o Altas Horas, fechando aquela rua com o objeto fixo, para fazer um calçadão ou algo parecido. Essa rua não pode ser fechada porque é uma via que traz grande mobilidade para a nossa sociedade. Ali na parte alta temos a sede do 11º Batalhão da PM, que necessita dessa rua para se deslocar, para uma melhor mobilidade, mais rápida, em atendimento das ocorrências. Fechar aquela rua é uma tragédia”, disse o parlamentar

Continuando, o vereador Farias, afirmou que tem buscado a opinião dos comerciantes, comerciários e com várias pessoas que estão comentando sobre essa situação, no sentido de que seja feito um calçadão para as pessoas assistirem jogos. “Acho que deveria ser utilizado o sistema móvel para que tão logo acabe o evento, a via seja restabelecida o tráfego.

As mudanças feitas no estacionamento das vias principais, desde o início do atual mandato, tem sido uma forma negativa do nosso gestor. Os comerciantes reclamam e poucos tem coragem de dizer. Ficou bonita a avenida? Ficou. Mas o fluxo de veículos ficou mais rápido, já que o centro comercial que é um shopping em aberto, o pessoal que teria de passar mais lento, para poderem verem as vitrines, já não conseguem”, destacou.

Já ao final de sua fala, Sargento Farias lembrou sobre a questão dos estacionamentos nas principais vias centrais da cidade, onde se localizam lojas comerciais.  “Já perdemos mais de 200 vagas no perímetro central, forçando as pessoas de até outros municípios a procurarem outros locais para suas compras, deixando de investir seu dinheiro aqui em nosso município. Então solicito ao Prefeito que reveja essa situação e também a da rua Juiz Thaurion Pimentel”, pontuou.

Vereador Jadeir defende mudanças

Para o vereador Jadeir Brum, que defendeu mudanças, a iniciativa do prefeito Enivaldo dos Anjos, disse que nem todos concordam com certas mudanças feitas na cidade. “Nossa cidade tem rua de lazer, criada pela atual gestão e acho que a criação de um calçadão, irá embelezar o centro porque todo prefeito que assumir vai querer implementar algo novo por isso devemos respeitar a decisão do nosso prefeito, que quer o melhor e o bem da nossa cidade. Nossos turistas que aqui passarem irão notar que houve mudanças na cidade”, defendeu

Jadeir reafirmou estar em acordo com a decisão do Executivo referente ao calçadão dizendo que: “nós concordamos, vamos aceitar os planos do nosso gestor. Ele que pensa numa cidade bonita, acolhedora, cidade desenvolvida. Sabemos que nosso comércio tem “bombado”, tem crescido, a nossa agricultura tem recebido benefícios. Vamos apoiar, vamos dar forças para que dias melhores possam vir, através do nosso prefeito”, completou.

Líder do Prefeito também defendeu

Para o líder do Executivo na Câmara, vereador Emerson Lima, a construção do calçadão em parte da rua Juiz Thaurion Pimentel, será feita com critérios e que os blocos de concreto localizados no momento naquela via, estão apenas demarcando o local onde os serviços serão executados. Emerson disse que quem conhece outras cidades de potencial turístico, sabem o benefício do calçadão.

“Será apenas para tráfego de pedestres não sendo mais permitido o fluxo de veículos. Igual o vereador Jadeir destacou, nós temos de dar “carta branca” ao prefeito Enivaldo, porque muitos passaram e não tiveram a criatividade de fazer essa obra”.

Em seguida, a liderança do Executivo questionou se não havia outros pontos de acesso, se excetuando o do trecho da Thaurion Pimentel. Emerson Lima enumerou vários pontos de acesso e justificou que não será fechamento da rua e que temos de aguardar o projeto ficar pronto e ser executado e assim ser analisado e julgado.

Data de Publicação: terça-feira, 26 de outubro de 2021