Vereadores francisquenses prestigiam reunião técnica da Petrocity em Governador Valadares

Barra de São Francisco esteve representada por vereadores que foram prestigiar o evento. A Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC), a ser instalada em Valadares também poderá fazer parte do complexo em solo capixaba.

O presidente da Petrocity Group, José Roberto Barbosa da Silva, juntamente com sua equipe, estiveram em Governador Valadares na tarde de hoje (8) para uma reunião técnica sobre a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), com o objetivo de começar a definir o local onde será construída a futura Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC) da cidade. A EFMES contará com 460 km e ligará o Vale do Aço ao Centro Portuário de São Mateus, em Urussuquara, litoral norte capixaba.

Na oportunidade os vereadores Lemão Vitorino e Emerson Lima, estiveram representando o prefeito Enivaldo dos Anjos na reunião que contou ainda com a presença do empresário Mauricio Toledo. A representação francisquense, reivindicou maiores informações do projeto que irá beneficiar a região, bem como da possibilidade de uma Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC) na cidade.

O Prefeito André Merlo ressaltou a importância do encontro para trazer maior clareza sobre os projetos da empresa para Valadares. “Eu queria dizer que é um prazer estar recebendo mais uma vez a Petrocity para o nivelamento do projeto que foi lançado em 2017 e que, naquela época, parecia um sonho distante e que,

As Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTAC’s) são unidades no formato de porto para integração dos modais. A empresa adota um modelo bem diferente do que chamam de unidades de integração de ferrovias, que são as meia-peras para passar de uma ferrovia para outra. Nesse caso, as UTACs da Petrocity são centrais de serviços, com todos os serviços relacionados à logística, muito diferente do que é praticado hoje, o que possibilitará, inclusive, a instalação de um porto seco alfandegado em Governador Valadares.

Dentre os principais produtos para transporte na região de influência da EFMES estão o café, outros produtos da agricultura, celulose, rochas ornamentais, produtos da silvicultura - madeira/eucalipto, sal-gema, produtos da indústria siderúrgica, produtos da atividade pecuária, carga de projeto. Além disso, a EFMES possibilitará a importação de carga conteinerizada e carga geral.

A reunião que contou com a participação dos vereadores francisquenses, teve as presenças de várias autoridades e entre elas a do Deputado Federal Hercílio Diniz; do Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares, Jackson Lemos, além de representantes de outros municípios do Leste de Minas, autoridades públicas e segmentos empresariais ligados ao comércio e à indústria.

Também estiveram presentes na reunião parceiros técnicos da empresa indispensáveis para o avanço em questões fundiárias (desapropriações) e ambientais (licenciamentos), e que também serão fundamentais para dar prosseguimento nessa megaestrutura logística que integrará porta a porta o modal rodoviário ao ferroviário, com destino ao porto de São Mateus.

UTAC’s

Esse megaporto multicargas da Petrocity Portos S.A será erguido pela Odebrecht com recursos da ordem de R$ 10 bilhões, dos quais R$ 56 milhões serão investidos na construção de uma Unidade de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTAC’s) em Valadares. Essa unidade de transbordo vai ocupar uma área entre 400 e 600 mil metros quadrados. Será um Distrito Industrial e Portuário (D.I.P) integrado ao Centro de Controle de Tráfego Ferroviário (CCTF).

A contrapartida do Município, além de incentivos fiscais, inclui infraestrutura (saneamento) na região a ser escolhida para receber o empreendimento e um plano de capacitação de mão de obra (escolas, escolas técnicas e centros de capacitação). As outras UTAC’s serão erguidas no Vale do Aço (MG) e Barra de São Francisco (ES).

Novo Marco Legal das Ferrovias

O novo Marco Legal das Ferrovias, previsto na Medida Provisória 1.065/2021 assinada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, no dia 30 de agosto, cria condições para aumentar os investimentos privados no setor ferroviário. A medida reduz a burocracia para a construção de novas ferrovias e inova no aproveitamento de trechos ociosos e na prestação do serviço de transporte ferroviário.

Entre as mudanças previstas no texto está a permissão da construção de novas ferrovias por autorização, à semelhança do que já ocorre na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário.

O principal objetivo é abrir espaço para a iniciativa privada, dando segurança jurídica para investimentos na construção da malha ferroviária brasileira e, assim, contribuir para descentralizar o nosso modal de transportes, que hoje ainda é muito concentrado no modal rodoviário.

O presidente da Petrocity Group, José Roberto Barbosa da Silva, destacou que haverá a realização de evento semelhante no própximo dia 21 de dezembro, no Cerimonial Calazans, no Distrito Bananal, na divisa de MG com o ES -, em parceria com a Prefeitura de Barra de São Francisco e com a presença de lideranças empresariais e políticas.

Data de Publicação: terça-feira, 09 de novembro de 2021