Decretado estado de emergencia e de calamidade pública devido as chuvas

Devido as constantes chuvas que caem no município de Barra de São Francisco, notadamente na madrugada do dia 01 de novembro, fato que veio a atingir de forma grave as localidades do Córrego Boa Sorte (Direito), Córrego Boa Sorte (Esquerdo), Rio do Campo no distrito de Monte Sinai (Vermelha), a Prefeitura Municipal informa que foi decretado estado de emergência e de calamidade pública nas áreas diversas do município que sofreram com as consequências ocasionadas pela força das águas.

No decreto, consta que choveu naquele período 180 mm, causando desmoronamentos, obstrução de estradas vicinais, danos em residências, retirada de aterros em cabeceiras de pontes, pontes carregadas pelas enxurradas, pessoas isoladas e além disso, rolagem de pedras das encostas. O ato que leva o nº 0222 datado de 10 de novembro 2021, destaca que no dia 05 de novembro, a região atingida pelas chuvas fortíssimas, atingiram a região do Córrego Areia Branca eValão Fundo desta feita com acumulado de chuvas em 110 mm em apenas 40 minutos.

Além das chuvas, as mesmas vieram acompanhadas de rajadas de ventos de forte intensidade, ocasionando a queda de árvores, destruição de residência, ocasionando prejuízos materiais, morte de animais, obstrução de via, notadamente nas propriedades rurais do produtor Luiz Fernandes Fiuza, com perda de plantação de milho, perda de equipamentos de irrigação, além do rompimento de barragens em diversas outras propriedades.

Some-se a essa situação a do Córrego Valão Fundo, com queda de ponte feita com pedras o que veio a obstruir totalmente o acesso a propriedade prejudicando vários outros produtores rurais. No Córrego Barra do Rio Preto, as fortes chuvas arrancaram pranchões de uma ponte na propriedade do produtor Sr. Israel, o que impossibilitou uma reforma devido aos grandes estragos causados.

Leia abaixo o decreto na integra:

DECRETO MUNICIPAL N° 0222, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2021

CLICK AQUI DECRETO MUNICIPAL N° 0222, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2021