Ministro da Educação Milton Ribeiro em Barra de São Francisco nesta sexta 19

O Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, virá ao Espírito Santo na próxima sexta-feira, 19 de novembro, para a cerimônia de inauguração das novas instalações do campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na cidade de Barra de São Francisco. O evento terá início às 10 horas. Em junho desse ano, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebia o ministro da Educação, Milton Ribeiro e o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Wandemberg Venceslau, para inauguração de obras no Campus Cachoeiro de Itapemirim e visita ao Campus de Alegre.

Em Barra de São Francisco, as novas instalações possuem salas de aula, laboratórios, biblioteca, salas administrativas e outros espaços de convivência. Com a expansão do campus, o Instituto poderá ofertar novos cursos em diversos níveis, atendendo a demanda educacional da região. O terreno da construção é proveniente de uma doação ao Ifes no ano de 2014, fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco e possui 11 alqueires de extensão territorial. Os recursos para a construção do Campus são oriundos do Governo Federal.

O Campus Barra de São Francisco está em atividade desde 2014, quando começou a funcionar provisoriamente na Escola João Bastos, que é uma escola municipal de ensino fundamental. A sede própria foi concluída neste ano. São dois prédios, um acadêmico e outro administrativo, que contam com 11 salas, cujos tamanhos variam de 58m² a 72m²; um auditório de 128m²; um miniauditório de 61m²; e laboratórios de informática (80m²), química e biologia (65m²). As aulas passarão a ser ministradas no espaço em 2022.

Está marcado para ter inicio às 10 horas, no auditório da Câmara Municipal com encerramento previsto para ás 14 horas, uma capacitação pelo MEC, exclusivamente para atender as demandas do município, onde uma equipe, estará com todos os instrumentos para prestar esclarecimentos sobre obras, aquisição de ônibus e auxiliar na solução de pendências ou outras demandas em trâmite no FNDE. O foco neste atendimento itinerante será, prioritariamente, solucionar questões relativas a obras e ao PAR. Nesse sentido, questões mais específicas como prestação de contas, FUNDEB, PNAE, PNAT, também poderão ser objetos de conversas nesta capacitação, mas a depender da complexidade, serão recebidas e encaminhadas para análise mais detalhada no setor competente.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Ministério da Educação, Wandemberg Venceslau deverá participar e apresentar  projetos educacionais no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O encontro busca discussões que visem fortalecer as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e também pela exposição de projetos de empreendedorismo e inovação, realizados de forma conjunta entre MEC e o Ifes.

Serviço Inauguração Ifes Campus Barra de São Francisco

Data: 19 de novembro de 2021

Local: Rodovia ES-320, km 118, Três Vendas/Valão Fundo.

Data de Publicação: quarta-feira, 17 de novembro de 2021