Secretário de Saúde do município faz importante declaração sobre vacinação

O Secretário Elcimar tomando vacina em uma das unidades de atendimento contra a Covid-19

O atual Secretário Municipal de Saúde Elcimar de Souza Alves, que é servidor efetivo da Câmara Municipal e à disposição da Prefeitura de Barra de São Francisco, ocupou recentemente as redes sociais para fazer um importante relato sobre as campanhas de vacinação no município e em especial contra a Covid-19. Elcimar disse que estamos passando por um momento difícil na saúde pública no país e que temos no município um enfrentamento há mais de um ano contra a Covid-19. Destacou o atendimento feito na Unidade Elita Coimbra no Bairro Nova Barra, consideradas as frentes de vacinação, nesta semana com pontos na barraca ao lado da Praça Municipal e na Escola João Bastos das 9 as 15 horas.

O secretário de Saúde, também deu declarações sobre o órgão estar enfrentando também o aumento nos casos de gripe. Ele garante que está à disposição da população, a vacina contra a influenza nos mesmos postos de vacina da covid.  Elcimar alertou ser importante vacinar, como forma de prevenir contra casos graves destas duas doenças.

Segundo seu relato, o número de casos de covid no município estão se mantendo no mesmo padrão há mais de quinze dias. "Nossa recomendação é para que em havendo sintomas de gripe a pessoa procure a Unidade Covid e faça o teste para detectar a Covid, dando negativo a pessoa será atendida pelo médico(a) com a prescrição da medicação. Se positivo da mesma forma será atendido, orientado", afirmou.

Na mesma publicação o secretário Elcimar Alves esclarece que é necessário contar com a compreensão da população que busca atendimento, a procura é grande e o atendimento é feito pela ordem de chegada. "Já presenciei casos de agressão a equipe que trabalha na Unidade tendo que intervir diretamente. O trabalho é árduo, cansativo, e precisa ser feito com respeito. Não se tolera na saúde desrespeito de nenhuma das partes, o paciente precisa ser tratado com respeito e o profissional da saúde da mesma forma", explicou.

Em certo ponto da narrativa, Elcimar Alves disse ser inadmissível casos como um ocorrido em um dos postos de vacinação onde o cidadão (se é que poder ser chamado assim) se negou a ser vacinado por uma de nossas técnicas pelo fato da mesma ter a pele morena, falando que não iria ser vacinado por uma negra.  "As filas existem pra vacina, a fila existe na unidade covid, temos que saber esperar. Eu em todas as vezes que busquei a vacina fiz questão de estar na fila, esperar a minha vez", justificou esclarecendo que a população entenda que: "o médico (a) enfermeiro (a) técnicos de enfermagem durante sua jornada de trabalho tem direto ao horário de almoço, tem necessidade de ir ao banheiro, de tomar água. Não são máquinas. Hoje, 19:30;o atendimento ainda estava sendo feito", completou e aproveitando para destacar que com união, parceria, iremos vencer essa batalha.

Data de Publicação: quinta-feira, 06 de janeiro de 2022