Atenção: começou a vacinação das crianças

Começou a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade com deficiência ou comorbidades contra o novo Coronavírus (Covid-19). A Secretaria Municipal de Saúde informou que crianças com 10 e 11 anos sem comorbidades também estão sendo vacinadas. A imunização desse público é um processo fundamental para o controle da pandemia e segurança de toda população. A primeira dose é da Pfizer/BioNTech.

O Poder Legislativo que apóia todas as campanhas de vacinação, inclusive cedendo parte de suas instalações para diversas ações, através dos seus 13 representantes, manifestam de forma positiva para que as pessoas procurem os locais de vacinação e busquem a imunização, levando documentos de identificação e atendam todas as convocações por parte dos órgãos de saúde.

O município de Barra de São Francisco recebeu 240 doses pediátricas da vacina que estão sendo aplicadas nas Unidades Estratégias em Saúde da Família dos bairros Bambé, Irmãos Fernandes, Vila Vicente, e no Pavilhão.

"A vacinação das crianças deve seguir até o mês de junho para aplicação das duas doses. Queremos vacinar rapidamente todas as crianças para protegê-las o mais rápido possível desse vírus. A vacina traz proteção para as crianças e é um ato de responsabilidade dos pais para com seus filhos", comentou o secretário da Saúde de Barra de São Francisco, Elcimar de Souza Alves.

Caso a criança tenha tomado alguma vacina do Calendário Nacional de Imunização, é necessário aguardar 15 dias para receber a dose da Pfizer contra Covid-19. A segunda dose será aplicada com o intervalo de oito semanas (56 dias). Além disso, as crianças que completam 12 anos de idade entre a primeira e a segunda dose devem permanecer com o esquema de vacinação com a dose pediátrica.

Não será exigida a prescrição médica para imunização desse público em  Barra de São Francisco, porém, os indivíduos que se enquadram no grupo de comorbidade deverão apresentar laudo que comprove a sua situação específica no ato da imunização.

Clique aqui e confira a íntegra da Resolução CIB N° 010/2022, publicada no Diário Oficial do Espírito Santo. No texto, é possível conferir os tipos de comorbidades.

Diferença entre as doses para aplicadas em crianças e adultos

A Vacinação da Pfizer já é utilizada no esquema vacinal padrão de adolescentes e adultos e na aplicação de dose de reforço. Entretanto, os lotes destinados às crianças apresentam algumas diferenças como nos frascos, dosagem e tempo de armazenamento.

*Com informações da PMBSF

Data de Publicação: quinta-feira, 20 de janeiro de 2022