Câmara recebe Capitão Prates para apresentação de estatística sobre segurança pública no município

Na sessão legislativa na tarde de segunda-feira 21, após a abertura dos trabalhos, a mesa diretora convidou o Capítão PM Vitor Prates Ribeiro do 11º Batalhão da PM-ES, para a apresentação de dados estatísticos relacionados aos aspectos da segurança pública no município.

De acordo com o Cap. Prates, os dados foram coletados no painel de crimes patrimoniais da Secretaria de Segurança Pública do ES e desde o ano de 2018 a 2021, os crimes no quesito contra o patrimônio, furtos e roubos, apresentam um índice de menos 37% se comparado aos outros períodos.

Em 2020 que foi considerado o melhor ano dos últimos, em termos de segurança aplicada, a Polícia Militar realizou operações diversas além da restrição de trafegabilidade das pessoas, devido a pandemia da Covid-19. Prates ainda acrescentou que com o comércio fechado, menos circulação de pessoas, contribui para que os índices de crimes contra o patrimônio oferecessem uma considerável redução.

Quanto apresentou o gráfico sobre mortes violentas em se tratando de homicídios e mortes no trânsito, a surpresa foi grande ao tomar-se conhecimento de que o trânsito francisquense e região, de 2016 a 2021, matou 27% a mais que por homicídio.

Os homicídios qualificados a cada 100 mil habitantes, que em 2018 chegaram a um patamar assustador, apresentaram uma queda acentuada nos anos posteriores. Isso porque em 2018 Barra de São Francisco superava os índices de homicídios da região e do estado, ficando em 2021, abaixo das médias regionais e também do estado.

Em dados gerais, os policiais militares apreenderam mais de 40% do peso de drogas, cerca de 19,866 quilos; aumento considerável de operações chegando a quase quatro mil em 2021, aumento de visitas interativas/tranquilizadoras com aumento de 40% e assim alcançando uma redução de 7% no número de ocorrências relacionadas a Lei Maria da Penha.

Ao final ele agradeceu nominalmente a cada parlamentar, destacando que a Câmara Municipal sempre foi parceira da PM.  Ele encerrou afirmando que a cidade vem crescendo e seu desenvolvimento atrai investidores e também criminosos. “Ninguém quer investir numa cidade onde o crime comanda e os empresários buscam lugares onde a segurança pública, se apresenta com ações satisfatórios”, completou.

Vários parlamentares elogiaram a apresentação feita pelo militar ao mesmo tempo em que também estenderam agradecimentos aos componentes do 11º Batalhão. Neste sentido, o presidente do Legislativo, vereador Lemão Vitorino não só fez elogios mas também pediu que Cap. Prates, levasse seu abraço e agradecimento ao comandande tenente-coronel Romulo Souza Dias e colocando a Câmara Municipal sempre ao dispor da corporação.

Data de Publicação: terça-feira, 22 de fevereiro de 2022