Vereador Rafael Malaquias destaca primeiro lugar da Escola da Vila Luciene obtido na avaliação feita pelo Paebes

Na última sessão legislativa da Câmara Municipal, o vereador e vice-presidente do Legislativo, Rafael Malaquias Venancio, congratulou-se com o setor da educação francisquense, tendo em visto que uma unidade de ensino do município, teria sido avaliada como uma das melhores do Espírito Santo ao alcançar a primeira colocação no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

"Quero parabenizar a Escola Municipal Luciene Matos Ferreira, na pessoa de sua diretora Jacqueline Rodrigues pelo 1° lugar no Paebes dentro do setor educacional do nosso município. Aproveito para também parabenizar ao corpo de professores, supervisoras, coordenadores e demais funcionários, pela dedicação e eficiência na educação daquelas crianças. Esse resultado é referente ao trabalho feito em 2021. Que se repita no nas próximas avaliações", disse o parlamentar na tribuna daquela sessão.

Paebes

O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) foi criado, originalmente, no ano 2000, no entanto, a partir de 2009 ganha o formato e periodicidade atual. Seu objetivo é avaliar a qualidade da educação básica da Rede Pública Estadual e, por adesão, da rede municipal e privada.

O Paebes tem aplicação censitária e é realizado anualmente ao final de cada etapa. No 5º ano do Ensino Fundamental os componentes curriculares avaliados são Língua Portuguesa e Matemática; no 9º ano do Ensino Fundamental, avalia-se anualmente os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, e alternadamente, em anos pares, História e Geografia e, em anos ímpares, Ciências; já na 3ª série do Ensino Médio, anualmente, Língua Portuguesa e Matemática, e, alternadamente, em anos pares, História e Geografia e, em anos ímpares, Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

Os resultados do Paebes variam de 0 a 500 pontos e são descritos e organizados em escalas de proficiência estruturadas em níveis, de modo crescente, os quais descrevem as competências e habilidades que os estudantes demonstram ter aprendido. A escala de proficiência pode ser comparada a uma régua, na qual os itens (questões) que compõem os testes são posicionados a partir dos parâmetros calculados com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). A essas informações são incorporados dados qualitativos oriundos dos questionários contextuais preenchidos por estudantes, professores e gestores.

A partir dos resultados do Paebes as equipes pedagógicas e os gestores escolares podem realizar o planejamento de ações pedagógicas objetivando a melhoria da qualidade da educação pública estadual. Esses resultados estão disponíveis no portal https://avaliacaoemonitoramentoespiritosanto.caeddigital.net/, onde também podem ser encontradas mais informações.

Data de Publicação: quarta-feira, 06 de abril de 2022