Vereadores aprovam projetos que beneficiam o setor de educação

Na última sessão legislativa da Câmara Municipal, os vereadores discutiram e aprovaram importantes projetos de autoria do Executivo, no que se refere ao setor de Educação do município.

Para tanto, foram apreciadas e votadas as matérias relacionadas ao Projeto de Lei nº 041/2022, que estabelece diretrizes para a oferta de educação em tempo integral nas escolas públicas municipais e dá outras providências, em regime de urgência especial.

Com isso, também foi apreciado, votado e aprovado o Projeto de Lei nº 042/2022, que altera denominação da Escola Municipal Elizabeth Trzoseski da Silva e dá outras providências. Também este em regime de Urgência Especial.

Com a mesma intensidade o mesmo ocorreu com o Projeto de Lei nº 043/2022, de autoria do Prefeito Municipal, que autoriza o chefe do Executivo Municipal a firmar terno de fomento com o movimento de educação promocional do ES – MPES e dá outras providências.

O projeto de lei aprovado na Câmara Municipal esta semana, estabelecendo as diretrizes para a oferta de educação em tempo integral nas escolas públicas municipais de Barra de São Francisco, deixa antever que o processo de integralização do ensino no município deve avançar muitos nos três próximos anos e atingir cerca de cinco escolas, no interior e na sede.

De acordo com a secretária municipal de Educação Delma do Carmo Ker e Aguiar, com a aprovação das diretrizes da educação em tempo integral abre-se espaço para a implantação de uma a duas escolas de tempo integral por ano, a partir de 2022.

Presidente Lemão Vitorino exemplifica

Para o vereador e presidente do Poder Legislativo, Lemão Vitorino, é importante ressaltar que existe oferta de ensino de qualidade no município. Disse que o Ifes já está atendendo 630 alunos e que a direção daquele instituto, com apoio da Prefeitura e Câmara, vem atraindo muitos estudantes que querem se qualificar.

“Educação é para vida toda”, destacou acrescentando que o distrito de Vila Paulista que contará com uma escola em tempo integral, mostra o avanço no setor de ensino no município, preparando futuros cidadãos.

Reinaldo Borrinha defendeu

Já o vereador Reinaldo Neri, disse estar honrado de ter o privilégio de ver a escola que leva o nome de sua avó Elizabeth Trzoseki, estar ofertando ensino de qualidade em tempo integral para as crianças de Vila Paulista e região. Defendeu também a necessidade deste diferencial de aprendizado, ocupando a criança por maior período e evitando que a mesma seja atraída para práticas ilícitas.

Outros parlamentares como Rafael Malaquias e Sargento Farias, também destacaram a importância das escolas estarem sendo adequadas para oferecer tempo integral de estudo aos alunos, integrando estes para atividades curriculares que irão norteá-los para alcançarem o sucesso no futuro, dentro do mercado de trabalho.

A Educação em Tempo Integral tem por principais finalidades:

I - ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, as oportunidades de aprendizado e os espaços escolares;

II - aumentar a proficiência relativa aos conteúdos associados a competências e habilidades desejáveis para cada ano e em cada componente curricular;

III - reduzir a reprovação, a evasão e o abandono, melhorando o fluxo escolar;

IV - promover o desenvolvimento das múltiplas dimensões da infância, adolescência, considerando o corpo, a mente e a vida social;

V - formar crianças, adolescentes autônomos, críticos e participativos;

VI - fomentar o diálogo entre o Poder Público, a Comunidade Escolar e a Sociedade Civil.

Diretrizes da escola de tempo de integral

A Escola Ozéias Rezende foi a primeira unidade de ensino municipal, de tempo integral, implantada na atual gestão administrativa.

“A próxima escola que será integralizada, é a Elizabeth Trzoseki, que fica em Paulista e tem cerca de 250 alunos. Este ano vamos trabalhar na reforma do prédio, levantamento de custos, elaboração do conteúdo, para que em 2022 a escola possa começar a atender em tempo integral, beneficiando não só a sede do distrito, mas dezenas de alunos de outras comunidades próximas”, informa a secretária.

Data de Publicação: quarta-feira, 13 de abril de 2022