Vereadores prestigiam encontro entre Governador Casagrande com Barra de São Francisco

Com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande,na última sexta-feira, 6, foram assinadas diversas ordens de serviço, bem como o anúncio do início das obras de implantação e pavimentação da Rodovia ES-320 entre Barra de São Francisco e Santa Luzia, em Mantenópolis, além de investimentos na drenagem e pavimentação dos bairros Vila Luciene, Vila Santa Isabel e Vila Vicente, com investimento total de R$ 16,065 milhões. Os vereadores francisquenses estiveram ladeando o prefeito Enivaldo dos Anjos e a diversas autoridades que estiveram prestigiando o grande acontecimento na região.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Lemão Vitorino, a presença do governador Renato Casagrande ao anunciar um pacote de obras superior a 16 milhões de reais, mostra a força política que o município tem e que a representatividade de suas autoridades, levam o Governo do Estado a reconhecer os esforços do Exercutivo e Legislativo em sempre estar buscando melhorias para as comunidades, reivindicando obras e serviços necessários.

Casagrande antes de chegar a Barra de São Francisco, assinou a ordem de serviço para  pavimentação do trecho entre os distritos de São José e Santa Luzia, em Mantenópolis, trecho de 16,8 quilômetros, que encontra o trecho de Santa Luzia a Barra de São Francisco. O governador assinou um total de R$ 16 milhões em convênios para obras de drenagem e pavimentação de ruas em diversos bairros do município, bem como a implantação de meio-fio e calçada cidadã.

Os serviços e obras acontecerão nas comunidades de Vila Santa Isabel, beneficiando as ruas Henrique Côrtes, Damares Moreira Côrtes, Sebastiana Soares da Silva, Avenida Malfizea Esmeria de Freitas, Maria Coimbra Côrtes, Abel Moisés Brum, Miriam Antonio da Silva, Maria Veronica da Silva, João Batista Rodrigues, Lourenço José Alonso, Carlos Franck, Antonio Franck, Ana Brum da Silva, Augusto Domingos Vieira, Justino Custódio, Tenisson Pedro da Silva, José Pedro de Souza, Maria Pereira da Silva,  José Vieira Ferreira, Adonídio Pereira da Costa, Projetada 1, Projetada 2, Cecília Simplício de Jesus, José Manoel Alonso e rua Alfredo Franck.

As obras de drenagem e pavimentação das ruas do bairro Vila Santa Isabel fazem parte da meta de aumentar a quantidade de ruas pavimentadas em Barra de São Francisco., como destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Octavio Guimarães. Estas obras sempre foram solicitadas pelos representantes na Câmara Municipal  como também as obras de drenagem e pavimentação do bairro Vila Vicente. As ruas Ozeias Pereira Rezende, Espedito Marquito, Josiane, Iraci Luiza de Jesus, Avenida Leontina Ferreira Martins, Zilma Quintino da Cunha, Ana Lopes Gazone, Francisco Ernesto Gazone, Edivaldo de Souza Araujo, Anderson Edigard Dummer, Olivio Alves da Luz, Rua E, José Alicer Teixeira, B e Rua G vão passar por melhorias.

Durante a agenda, o governador inaugurou a nova quadra poliesportiva e melhorias na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Lindenberg, no bairro Irmão Fernandes. Também foi realizada a urbanização externa da unidade para criação de áreas de vivência sombreadas para os estudantes, com uma área total de projeção de 1.003,02 metros quadrados e a área de piso interno de 645,65 metros quadrados.

A quadra poliesportiva foi construída em estrutura metálica com telha termo acústica e fechamento vertical em telha metálica, proporcionando um maior conforto térmico para os estudantes, professores, profissionais e comunidade que utilizam a escola. Atualmente, 1.113 alunos são atendidos pela EEEFM Governador Lindenberg.

Além disso, o município vai receber investimentos do Governo do Estado na área de saneamento básico. Foi anunciada a publicação do edital de licitação das obras do sistema de esgotamento sanitário de Barra de São Francisco. Ao todo, 29.866 habitantes dos bairros Irmãos Fernandes, Vila Vicente e Campo Novo serão beneficiados. A data para recebimento das propostas está marcada para o próximo dia 20 de maio.

As obras serão executadas pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), que está presente em 53 das 78 cidades capixabas. O projeto com financiamento do Banco do Nordeste contempla redes coletoras e interceptores, estações de bombeamento de esgoto, linhas de recalque das elevatórias e a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

“As metas estabelecidas pelo governo Renato Casagrande para alavancar os serviços de saneamento são muito arrojadas, mas nós estamos conseguindo alcançá-las. Dar acesso aos serviços de água e esgoto às pessoas é dar dignidade, é fomentar a confiança em dias mais prósperos. O saneamento básico é hoje um dos motores da economia nacional e nós estamos num ano recorde de investimentos na Cesan, vamos manter o ritmo e seguir trabalhando em prol do avanço dos serviços para todos os capixabas”, afirmou o diretor presidente da Companhia, Carlos Aurélio Linhalis (Cael).

Por meio do Fundo Cidades, o Governo do Estado vai transferir R$ 500 mil ao Município para a elaboração de carteira de projetos estruturantes. “Com essa medida, as prefeituras se tornam aptas a captar mais recursos financeiros, não só da gestão estadual, mas também dos programas do Governo Federal e demais fontes”, explicou a secretária de Estado de Economia e Planejamento, Maria Emanuela Alves Pedroso, cuja pasta faz a gestão do Fundo.

Data de Publicação: segunda-feira, 09 de maio de 2022