23 de maio – Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense

Vista do Parque da Prainha, em Vila Velha, aos pés do Convento da Penha. Crédito: Fernando Madeira

Celebra-se no dia 23 de maio, o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. A data tem origem  no ano de 1535, quando portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram aqui no estado (onde atualmente se localiza a  Prainha, em Vila Velha) com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.

Após criar o primeiro núcleo populacional da capitania (denominada Vila do Espírito Santo), o donatário português Vasco Fernandes Coutinho  fundou o município de  Vila Velha, que logo se tornou capital e sede do governo por quatorze anos. No ano de 1549, a capital é transferida para a Vila de Nossa Senhora da Vitória, atual Vitória, devido a questão do difícil acesso à possíveis invasões.
O que aconteceu no Dia 23 de maio de 1535?

Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.

O município de Vila Velha, que completa nesta sexta-feira (23), 487 anos, é o mais populoso do estado (inclusive superando a capital) sendo a grande maioria da população residente na área urbana. Neste dia, simbolicamente, a capital do estado do Espírito Santo é deslocada de Vitória para Vila Velha, em solenidade oficial, antes de desfiles comemorativos no centro da cidade.

Data de Publicação: terça-feira, 17 de maio de 2022