MPES notifica Amunes para que municípios cumpram decretos de combate ao Covid-19

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo, por meio do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19), oficiou e notificou o prefeito de Viana e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Gilson Daniel, para que adote todas as providências administrativas e judiciais cabíveis para que toda a população de Viana e dos municípios capixabas, principalmente aquelas pessoas do chamado grupo de risco, cumpram as previsões dos decretos estaduais já publicados e dos que venham a ser publicados no decorrer do estado de emergência em saúde pública no Espírito Santo.

O GAP-Covid-19 informa que todos os promotores de Justiça das comarcas com atuação na área estão cientes de fazer valer os decretos e foram orientados neste sentido. Entre eles estão os que regulamentam, suspendem e proíbem diversas atividades e eventos, com o objetivo de restringir a circulação e aglomeração de pessoas, mantendo-as nas residências delas. A notificação é necessária porque os decretos não vêm sendo cumpridos em muitos municípios.

Como está em Barra de São Francisco

Segundo o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, no município as medidas vêm sendo cumpridas desde o início da pandemia, porém, com o novo aumento de casos, as medidas de divulgação serão intensificadas. “Nós transferimos o Centro de Apoio a Pacientes de Covid-19 (CAP Elita Coimbra) para um imóvel na Vila Landinha, no final de março, devido à grande queda no número de casos e a necessidade de atender a demanda do 11º BPM, que precisava de imóvel do bairro Nova Barra ‘emprestado’, enquanto o prédio do centro é reformado”, explica Elcimar.

Neste local, a testagem está sendo feita diariamente e todos os pacientes que testam positivo para a doença são orientados a cumprirem quarentena em casa.

Aumento de casos

Na última semana, ou seja, do dia 21, terça-feira da semana passada até esta segunda-feira, 27, o município registrou mais 91 casos novos de Covid-19 com três óbitos. Agora, o município chegou a 10.982 casos confirmados com 260 mortes.

Veja o ofício

Veja a notificação