Salve 29 de Junho - Dia de São Pedro

Hoje é um dia especial e sagrado, porque nele celebramos o martírio dos apóstolos São Pedro e São Paulo... Na realidade, os dois eram como um só; embora tenham sido martirizados em dias diferentes, deram o mesmo testemunho. São Pedro foi eleito por Cristo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Humildemente, ele aceitou a missão de ser “a rocha” da Igreja.

O Papa por sua parte, como Sucessor de Pedro e Vigário de Cristo, é o princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade, tanto dos bispos como da multidão de fiéis. É Pastor de toda a Igreja e tem poder pleno, supremo e universal. Por isso, também é comemorado nesta data o dia do Sumo Pontífice.

Por aqui

A exemplo de outros municípios do Brasil, Barra de São Francisco conta com localidades importantes que levam o nome dos santos festeiros do mes de junho. Santo Antonio também conhecido como "Patrimônio do Tatu", São João (Itaperuna) e é claro São Pedro ali nas confluencias da Ponte do Bagaço e divisa com Boa Vista (Nova Venécia).

Festa

Acontecerá a Festa de São Pedro, que será promovida pela Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Geração de Empregos, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e outras secretárias municipais.

A festa, que terá cobrança de entrada – R$ 2,00 – acontecerá na área do terreno da rodoviária, no centro e toda a renda será revertida em prol das escolas municipais, que também serão protagonistas no evento.

Como é de praxe, a Festa Julina terá fogueira, comidas típicas, muitas brincadeiras e shows musicais com artistas da terra. A iniciativa é do prefeito Enivaldo dos Anjos.

Arraiá da Melhor idade

As idosas e idosos do Projeto Avivar também já estão se preparando para a primeira festa junina do projeto, que acontece no dia 28 deste mês, na quadra da Escola Municipal João Bastos, a partir das 18h30.

De acordo com a coordenadora geral do Avivar, Cleidmar de Almeida Rezende, a Cleidinha, o evento terá desdobramentos no centro da cidade, provavelmente na praça Arlindo Pinto da Costa ou mesmo durante a Festa Julina, com a apresentação da quadrilha do projeto.

*Com dados da acidigital/ascomcmbsf

Data de Publicação: quarta-feira, 29 de junho de 2022