Agosto é o mês da cor Laranja em alerta a esclerose múltipla

Agosto Laranja:

A campanha de cor laranja é dedicada à atenção para a esclerose múltipla (EM), doença que atinge cerca de 35 mil pacientes apenas no Brasil e que pode inclusive afetar a visão do paciente, conforme já abordamos aqui mesmo no blog do HOSC.

Resumindo, um dos problemas causados pela EM é conhecido como a neurite óptica, considerada passageira e que tem como principais sintomas a perda do entendimento de algumas cores, a presença de visão embaçada, dor nos olhos e perda de parte da visão periférica (como se houvesse uma espécie de vinheta fotográfica ao redor das imagens).

Mesmo comum, a neurite óptica pode reaparecer em diferentes momentos da vida de uma pessoa que sofre com a doença, e felizmente pode desaparecer no período de algumas semanas.

Mas além disso, dentre os sintomas mais frequentes da esclerose múltipla estão: a presença de visão dupla ou turva (presentes também na neurite óptica), formigamentos espalhados pelo corpo, espasmos musculares, fraqueza, fadiga e até mesmo falta de equilíbrio para se locomover.

Agosto Dourado:

O significado do dourado, cor bastante próxima da anterior, é utilizado para abordar a importância do aleitamento materno, e nós vamos falar um pouquinho justamente sobre a relação entre gestação e a visão. É isso mesmo! Você sabia que os hormônios da gestação podem afetar a visão da mãe?

A progesterona, hormônio presente no corpo humano masculino e feminino, é um dos principais responsáveis por tais alterações, podendo causar olho seco, inflamações e até aumentar os vícios de refração.

Como boa notícia vale destacar que essas alterações são, em grande parte, temporárias, e somem após o período de gestação, o que tranquiliza algumas futuras mamães.

Dica extra: realizar o famoso teste do olhinho no bebê ainda recém-nascido é essencial para prevenir e diagnosticar possível problemas de visão, afinal, quanto mais cedo começa o tratamento, mais fácil se torna o processo!

Se você é ou conhece alguma gestante que tenha passado por alguma complicação da visão durante a gestação: Compartilhe esta dica para conscientizá-la, lembrando que realizar acompanhamento com um profissional é essencial!

Por isso, é essencial realizar periodicamente acompanhamento médico e exames preventivos, além de compartilhar dicas como essa com as pessoas com as quais você se importa. Isso é muito importante!!!

Além dessas duas cores, é importante lembrar que uma série de outros perigos rondam nossa saúde todos os dias, seja em âmbito oftalmológico, gástrico ou muitos outros.

* Informações HOSC/Hospital de Olhos de Santa Catarina.

Data de Publicação: sexta-feira, 29 de julho de 2022