CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

Dia do Estudante

Neste dia em que se celebra o estudantismo, o Poder Legislativo Francisquense presta uma homenagem aos futuros cidadãos a serem forjados nos nossos sagrados bancos escolares. Por todos os quadrantes deste município e até fora deste, nossos francisquenses buscam conhecimento e se fortalecem culturalmente nas instituições de ensino, do fundamental ao médio e superior. 

De acordo com divulgações feitas sobre a data, o Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto por ter sido nessa data, no ano de 1827, que o Imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos de ensino superior nas áreas jurídica e social a serem oferecidos no Brasil. Na ocasião, os cursos de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais passaram a ser oferecidos na Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Vale lembrar que esses não são os primeiros cursos de graduação a serem regulamentados no Brasil. Antes disso, em 1808, outras instituições já aceitavam alunos para a realização do ensino superior.No entanto, a escolha por celebrar o Dia do Estudante em 11 de agosto se deu pela importância que as Ciências Jurídicas tiveram na história da educação em nosso país.

O Dia do Estudante é celebrado desde 1927, quando o advogado Celso Grand Ley propôs a criação da data, em um evento que celebrava os 100 anos dos cursos de Direito no Brasil. Dez anos depois, em 1937, a mesma data foi escolhida para a criação da União Nacional de Estudantes (UNE), instituição que protege os direitos e os deveres dos estudantes de nosso país.

 

Data de Publicação: quinta-feira, 11 de agosto de 2022

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES


Telefone(s): (27) 3756-2720

E-mail: faleconosco@barradesaofrancisco.es.leg.br

Atendimento ao Público:
Segunda das 08h00 às 17h00
Terça a Sexta-feira 08 às 13h00


Horário das Sessões Plenárias:
17 horas (Calendário)