Dia do Maçom

A Câmara Municipal de Barra de São Francisco, congratula-se com os obreiros das Lojas Maçônicas de todo o Mundo e em especial aos Maçons Francisquenses, membros das Lojas Simbólicas 14 de Julho, pertencente ao Grande Oriente do Brasil e da Silas Costa Camargo, pertencente a Grande Loja do Brasil.

Com os dados hoje disponíveis, a primeira referência à uma Loja maçônica brasileira que se tem notícia teria sido em águas territoriais da Bahia, em 1797, em uma fragata francesa La  Preneuse,  denominada  Cavaleiros  da  Luz,  sendo  pouco  tempo  depois  transferida  para  a  Barra, um bairro de Salvador.  Contudo, a primeira Loja regular do Brasil foi a Reunião, fun-dada em 1801, no Rio de Janeiro, filiada ao Oriente da Ilha de França (Ille de France), antigonome da Ilha Maurício, à época possessão francesa e hoje britânica.

Muitas pessoas já ouviram falar, mas pouco se sabe sobre ela. A Maçonaria é uma entidade filantrópica que tem como propósito reunir pessoas comprometidas com o bem comum para atuar na defesa das mudanças sociais. Completando 199 anos no Brasil em 2021, a origem da Ordem se deu em 1822, mesmo ano em que um movimento de maçons brasileiros liderados principalmente por Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrade e Silva culminou na Proclamação da Independência do Brasil.

Data de Publicação: sábado, 20 de agosto de 2022