APAE vem à Câmara para destacar a Semana Nacional de Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla

Com a presença de alunos, pais de alunos, professores e apaeanos, estiveram prestigiando a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira 22. Na oportunidade, a entidade veio destacar a Semana Nacional de Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, que se iniciou no último dia 21 e vai até o próximo dia 27.

O vereador Lemão Vitorino que presidiu a sessão, convidou a coordenadora da instituição Ení Ferreira Brito, para que a mesma ocupasse a tribuna livre e falasse sobre a importância do período em que a nível de Brasil a Semana Nacional de Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada.

A coordenadora destacou trechos de uma canção francesa “Dernière Chance“ – Última Chance que é um apelo para que o ser frágil, em determinado momento da música, pede para que de joelhos não seja esquecido ou deixado à margem da vida... pois este poderia cantar pra você.

Ao final da sessão, todos da APAE se posicionaram com os parlamentares para fotos, formalizando assim a abertura da semana que debaterá temas relacionados à deficiência intelectual e múltipla, que acomete milhares de pessoas no Brasil e não menos diferente na região e em nosso município.

Todos os vereadores que ocuparam a tribuna, enumeraram a importância da instituição, bem como elogiaram todos os colaboradores, profissionais do corpo técnico pela atenção dispensada para as crianças assistidas. Os parlamentares renovaram o compromisso de sempre estarem defendendo a APAE e buscando alternativas que possam garantir o atendimento aos especiais.

Para saber mais

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

“Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” é o tema do biênio 2.018/2.019 e vem reafirmar a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e nas demais áreas.

Fontes:

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Brasil: Federação Nacional das APAES

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Data de Publicação: terça-feira, 23 de agosto de 2022