21 de Setembro - Dia da Árvore

Nesta quarta-feira dia 21, comemoramos o Dia da Árvore. Esta data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. Com a data, o objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.

Em Barra de São Francisco, chama a atenção uma árvore frondosa, magnífica e exuberante. Conhecida como a “árvore da cabeça da ponte”, localizada em uma das margens da Avenida Castelo Branco, na Vila Landinha, está também à margem do Rio Itaúnas. Exemplar da espécie ceiba speciosa, a paineira rosa francisquense tem história. Ela não se sabe se foi plantada por alguma pessoa, ou simplesmente sua semente ali se alojou e germinou. Os anos passaram e ela cresceu majestosa. Por ela, passam centenas porque não milhares de pessoas todos os dias.

Mas a árvore símbolo do Brasil é outra. E não menos bonita sendo encontrada em várias partes do município francisquense, a qual nesta época desabrocha suas flores amarelas destacando-se em nossas paisagens bucólicas.

A árvore símbolo do Brasil é o Ipê-amarelo

O Ipê-amarelo foi escolhido como símbolo da nação, pois quando suas flores amarelas caem no chão, principalmente em locais com grama verde, lembra-se da bandeira do Brasil. Além disso, entre os meses de agosto e setembro é a época em que as flores do ipê-amarelo desabrocham, coincidindo com o dia da independência do Brasil, em 7 de setembro.

Como surgiu o dia da árvore?

Tudo começou em 10 de abril de 1872 quando um jornalista decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, nos Estados Unidos. O “Day Arbor” foi um marco para conscientização sobre o impacto gerado pela remoção de árvores na natureza e como isso afetaria a vida a longo prazo.

No Brasil, apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo Decreto nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965. Mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore, em setembro, ainda é lembrado nas escolas e na mídia.

No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, que tem o mesmo propósito do Dia da Árvore, mas está associado à chegada da primavera no Hemisfério Norte.

*Com informações do Calendarr

Data de Publicação: quarta-feira, 21 de setembro de 2022