CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

Vereadores indignados com declarações do Vice Prefeito

As possíveis declarações feitas pelo vice prefeito Gustavo Lacerda, sobre o posicionamento da maioria dos vereadores, com relação a apoiarem o candidato eleito Mazinho dos Anjos na votação realizada no início deste mês, acabou desencadeando uma série de comentários de vários vereadores, indignados com o que teria sido a eles atribuído.

Rafael Venancio

O primeiro parlamentar a mostrar descontentamento, foi o vice presidente do Legislativo, vereador Rafael Malaquias Venancio que em sua fala fez questão de esclarecer os fatos, argumentando e confirmando que trabalhou para eleger o então candidato Mazinho dos Anjos, eleito para uma das 30 cadeiras na Assembleia Legislativa.

Ele disse em seu pronunciamento que com referência ao que foi dito por Gustavo Lacerda, que não fez campanha contra ele em momento algum: “eu fiz campanha para o meu candidato”, destacou Rafael.

Em outro momento de sua fala, o vereador Rafael do Hospital, afirmou que Gustavo foi infeliz no que disse e que o mesmo teria falado que “lutou”, contra os vereadores, contra a máquina pública e o prefeito Enivaldo dos Anjos.

“Graças a Deus o nosso candidato ganhou as eleições e fica aqui a nossa indignação com o que foi dito nas redes sociais. Não trabalhamos contra ele e sim a favor do nosso candidato”, pontuou.

Leandro Ais

Outro a falar a respeito do assunto que chamou a atenção dos presentes a sessão legislativa. Foi o vereador Leandro Gomes dos Santos – Leandro Ais, o qual também demonstrou indignação com as acusações com que membros do Legislativo, foram alvos.

“Ele não respeitou esta Casa de Leis. Foi esta mesma Casa de Leis que deu a ele o título de Cidadão Francisquense”, afirmou Ais que ainda justificou não ter enfrentado Gustavo Lacerda e que “não fui derrotado”, destacou.

Mais à frente, Leandro enumerou que vive num país democrático e que teria optado em apoiar outro candidato. “Ele seguiu a campanha dele e nós seguimos a nossa”, justificou o parlamentar.

“Essa onda de que lutou contra 10 vereadores, contra a máquina pública, com pressão dos funcionários públicos, não passa de fazer média com a sociedade e ele foi infeliz em fazer aquele vídeo, pois parece até que ele estava disputando uma eleição para prefeito e não a de deputado”, disse Leandro Ais que encerrou dizendo não se sentir derrotado como foi dito pelo vice-prefeito e que seu candidato vai tomar posse em 03 de fevereiro do próximo ano.

Lula Cozer

Também o vereador Lula Cozer fez questão de se pronunciar a respeito das acusações que parlamentares teriam sofrido com relação a terem ficado com o candidato Mazinho dos Anjos.

Falou que tem a plena consciência de ser livre e que vive num município democrático. “A gente fez campanha pro Mazinho dos Anjos com muita liberdade e tranquilidade onde pudemos visitar os lares das famílias e em fiz questão até de não citar o adversário, pois quando citamos o adversário ele tem a chance de ser lembrado”, exemplificou Lula.

Cozer disse que a preocupação conosco é tanta que ele está criticando a Câmara Municipal. “Nós não estamos contra ele e apenas optamos em ficar com Mazinho dos Anjos por entendermos que ele no momento é o melhor para Barra de São Francisco e foi eleito e vai abrir as portas da Ales para o nosso município”, completou.

Fernando Carabina

Depois de apresentar algumas indicações ao Executivo, ao final de sua fala, o vereador Jair Fernandes Filho – Fernando Carabina, lamentou também o fato de ter sido incluído nas ofensas feitas pelo vice prefeito Gustavo Lacerda para com os vereadores que não o apoiaram.

“Será que ele acha que com o meu voto e o dos outros nove vereadores iria eleger ele? Ele está muito enganado porque nós fazemos o nosso papel de pedir votos. A pessoa se não tiver compromisso até vota. Nós não íamos eleger ele, jamais”, afirmou.

Na sequência de sua oratória, Fernando Carabina relembrou ter sido ofendido pelo vice prefeito por este não aceitar o meu apoio para o candidato Mazinho dos Anjos. “Simplesmente ele me ofendeu. Não fiz nada para ele e nem vou fazer, mas imagina se uma pessoa dessa “ganha” pra deputado; se tem coragem de desfazer das pessoas no meio da rua, com ódio e arrogância, imagina se este chegar lá em cima no poder”, disse Carabina.

Jadeir Brum

Falando sobre o mesmo fato em que também teria sido acusado, o vereador Jadeir Brum foi enfático ao tocar no assunto, referindo-se a fala do vice prefeito que teria dito, ter enfrentado um gigante que não é tão grande, no que caso do prefeito Enivaldo. “Nosso Prefeito tem história”, destacou Jadeir, acrescentando que Enivaldo tem trabalhado em favor do município e tem lutado em favor desse estado, ao longo de sua carreira política, com muita seriedade e transparência”, disse.

Continuando sua declaração de repúdio, Jadeir afirmou ser necessário defender o Prefeito bem como cada um dos vereadores que estiveram na campanha. “Nós não denegrimos a imagem de qualquer candidato. Nós não estamos vencidos como foi dito. Nós lutamos por um candidato que foi eleito e quem dera que ele também tivesse sido eleito, mas ficar dizendo que enfrentou um dragão”, encerrou.

Higor Soares

Falando a respeito do mesmo assunto já que foi um dos vereadores que estaria no grupo que apoiou Mazinho dos Anjos, o vereador Higor Soares, iniciou afirmando que repudia as declarações feitas pelo então candidato a deputado estadual, Gustavo Lacerda, no que diz respeito ao vídeo feito por ele e que segundo Higor é impublicável.

O parlamentar descreveu que no vídeo, o candidato lamentou por ter enfrentado o poder financeiro, enfrentou 10 vereadores, pressão de funcionários e pressão de comerciantes. Isso não houve porque fizemos nossa campanha com os pés no chão, sendo que nós vereadores “rodamos” todos os distritos e é como disse o vereador Leandro, vivemos uma democracia e optamos por um candidato e não precisamos falar mal de outros.

Higor acrescentou que no mesmo material de divulgação, entende que é uma campanha para 2024, onde afirma que a população não está satisfeita com a atual gestão. Por onde nós andamos, não vemos isso não”, defendeu Higor Soares completando que com Enivaldo, a cidade tem evoluído muito.

Emerson Lima

Começou dizendo que sobre este assunto não poderia deixar de dar sua declaração, já que o vice Gustavo Lacerda teria sido infeliz em suas palavras e que o mesmo teria confundido pois não sabe qual eleição ele estava disputando.

“O nosso deputado foi eleito. Ele precisa respeitar esta Casa e que os 10 vereadores citados foram eleitos e alguns com dois, três, cinco mandatos. Ele está ai com mandato porque foi eleito graças ao Enivaldo pois qualquer um que fosse vice seria eleito”, destacou Emerson Lima.

Completando sua fala, o líder do Executivo reiterou que os 10 parlamentares citado, tem história de trabalho e disputaram na urna e se elegeram. “Agora diz que derrotou e se assim ganhou e quero saber que dia vai ser a posse dele”, acentuou Emerson Lima, que desafiou apresentar qualquer funcionário municipal que teria sido pressionado a votar, já que o próprio Enivaldo teria dito que funcionário vota em quem ele quiser.

Lemão Vitorino

O presidente da Câmara Municipal, vereador Lemão Vitorino que devido a ordem das oratórias por ordem alfabética foi o último a falar, não se omitiu sobre a tônica dos discursos e deixou sua opinião a respeito das declarações feitas pelo vice prefeito Gustavo Lacerda contra os 10 parlamentares.

Lemão Vitorino relembrou que a pouco tempo, Gustavo Lacerda estava no mesmo grupo e agora que não serve mais. “Foi eleito por este grupo que ele pertenceu e dá uma declaração dessa como se não houvesse trabalho e credibilidade.”, destacou o Presidente.

Continuando sua assertiva, Lemão Vitorino disse que todos os citados ficaram chateados e que é só olhar para as emendas conseguidas pelos vereadores e pelo prefeito em favor de obras e de serviços para o município. “Acho que nunca na história de Barra de São Francisco, viu tantos recursos. Nós dividimos os vereadores para apoiarem cinco candidatos a deputados federais porque todos trouxeram recursos para nossa terra tanto em equipamentos diversos entre outros”, afirmou.

Lemão citou ainda que mais de 100 mil metros lineares de calçamentos, vão beneficiar ruas e avenidas de bairros e nos distritos, principalmente com o calçamento rural, onde para o distrito de Vila Paulista, conseguiu mais de 25 mil metros para serem calçados, isso sem falar na Farinheira, Vermelha, Vargem Alegre e outros. “Portanto, qual é o papel desse grupo, senão o de trabalhar em favor do nosso município”, encerrou.

 

Data de Publicação: terça-feira, 11 de outubro de 2022

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES


Telefone(s): (27) 3756-2720

E-mail: faleconosco@barradesaofrancisco.es.leg.br

Atendimento ao Público:
Segunda das 08h00 às 17h00
Terça a Sexta-feira 08 às 13h00


Horário das Sessões Plenárias:
17 horas (Calendário)