Novembro Azul

Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

Estilo de vida

Entre os hábitos ruins que aumentam o risco da doença podemos citar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o sedentarismo, o tabagismo e a má alimentação. Para driblar o câncer, é importante comer mais vegetais e evitar fast-food, alimentos processados e refrigerantes, além de fazer exercícios físicos regularmente --cerca de 30 minutos, ao menos cinco vezes por semana.

O câncer de próstata é comum entre homens com mais de 40, mas qualquer um pode desenvolver e, se não tratado, ele pode ser letal

2 min de leitura

Câncer de próstata é o tipo mais comum da doença em mais de 80 países

Aproximadamente 1 de cada 9 homens será atingido com esse tipo de câncer e, ainda que a taxa de sobrevivência seja alta, se não tratado ele pode levar à morte. Trata-se do tipo mais comum da doença em mais de 80 países e, dependendo do nível socioeconômico do portador, sua taxa de sobrevivência pode ser ainda maior.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula em forma de uma noz, encarregada de produzir sêmen, e se encontra abaixo da bexiga, rodeando a uretra (o tubo que transporta a urina para fora do corpo). Conforme um homem envelhece, a próstata cresce, o que provoca problemas como a prostatite ou o câncer de próstata.

Como se desenvolve o câncer de próstata?

O câncer de próstata se desenvolve quando as células do órgão crescem de forma incontrolável, inflamando-o, o que gera problemas na uretra e provocando diversos sintomas.

O câncer de próstata localizado é quando ele se encontra contido dentro do órgão e não gera nenhum problema ou sintoma, podendo dispensar tratamentos. Porém, uma vez que ele piora, acaba gerando problemas urinários. A seguir, listamos o resto dos sintomas:

Câncer de próstata: sintomas

- Dor moderada na área da pélvis;
- Dor moderada ao urinar;
- Dor moderada ao ejacular;
- Se a urina escorre após terminar de urinar;
- Se necessida ir ao banheiro mais que o normal, principalmente à noite;
- Dificuldade para urinar ou para 'esvaziar' a bexiga. Necessidade de fazer pressão para urinar por completo;
- Vontade inesperada de urinar ou que às vezes a urina escape antes de começar;
- Urina saindo em fluxo insuficiente;
- Persistência da sensação de bexiga cheia mesmo após urinar;

Sintomas avançados

Estes sintomas aparecem uma vez que o câncer de próstata sai de sua zona e se expande a outras partes do corpo:
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Problema de disfunção erétil;
- Perda de peso inexplicável;
- Dor nas costas, no quadril ou na pélvis;

Vale destacar que alguns sintomas podem estar relacionados a outros tipos de enfermidade da próstata que não seja o câncer. Por isso é necessário ir a um médico.

Exames de próstata (Foto: © jamesbenet)

Câncer de próstata: fatores de risco

Qualquer homem pode desenvolver câncer de próstata, porém as probabilidades são mais altas para quem:
- Tem um familiar direto que tenha sofrido de câncer de próstata;
- Tem mais de 40 anos.

Apesar de as pessoas com mais de 40 serem mais propensas, alguns estudos recentes apontam que há cada vez mais casos de jovens com este tipo de problema.

Como saber se eu tenho câncer de próstata?

Se acredita que sofra de câncer de próstata, é necessário ir ao médico, já que os sintomas podem confundir-se com o de outras enfermidades. Somente assim você pode realizar os exames necessários e obter a comprovação para determinar.

Como é o tratamento?

Existem diferentes tipos de tratamento e eles dependem do estado do paciente e de sua escolha, já que alguns podem provocar problemas como a disfunção erétil. Abaixo, uma lista com tratamentos:
- Cuidados de apoio para casos menos graves;
- Procedimentos médicos como a radioterapia;
- Cirurgia: prostectomia para eliminar o câncer;
- Medicamentos: terapias hormonais, quimioterapia;
- Tratamentos de oncologia.

Se acredita que possui câncerde próstata, visite um médico imediatamente. Quanto mais tarde encontrar tratamento, maior pode ser o problema. Com os cuidados apropriados, é fácil eliminá-lo e seguir com sua vida.

ASCOMCMBSF/INFORMAÇÕES INCA-MINISTÉRIO DA SAÚDE

Data de Publicação: segunda-feira, 31 de outubro de 2022