Campanha quer francisquenses contra mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

A Prefeitura de Barra de São Francisco lança, na próxima quarta-feira, dia 9, a campanha municipal de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Com o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”, a mobilização tem a principal finalidade de conscientizar a população francisquense, sobre os perigos que este inseto pode causar e a importância de combater os criadouros e consequentemente as larvas desse mosquito.

A campanha terá início com Ações de Educação em Saúde para Prevenção e Controle da Dengue, Zika e Chikungunya em duas escolas municipais: Neuza Fernandes da Silva, bairro Colina, dia 9, das 13h00 às 17h00 e na de Tempo Integral Ozéias Rezende, bairro Vila Landinha, dia 10, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

Para o atual o secretário municipal de Saúde, Elcimar Souza Alves,“a epidemia da dengue existe há mais de 30 anos. Desde então, nós não conseguimos erradicar esse problema entre nós. Isso significa que não é uma atividade simples. Não temos vacinas para arbovirose, nem tratamentos específicos, então a principal arma que nós temos é combater o mosquito. Se não houver a colaboração da sociedade, todo ano vamos ter casos e casos de todas essas arboviroses”, reforçou Elcimar.

Ele ainda destacou alguns fatores que podem contribuir para o aumento de casos de dengue, chikungunya e zica,  Segundo ele: as condições ambientais favoráveis, o acúmulo de água, altas temperaturas, moradias inadequadas, um grande número de pessoas suscetíveis à doença e a mudança de circulação do sorotipo circulante obviamente também interfere na transmissibilidade das arboviroses como um todo”, pontuou Elcimar.

Combate ao mosquito

A secretaria municipal de Saúde tem investido em ações de combate ao mosquito de forma permanente. Mesmo diante do cenário de pandemia de Covid-19, a Pasta tem trabalhado em ações de resposta ao período epidêmico 2021/2022 e também ações preparatórias para o período sazonal 2022/2023. Para isso, a secretaria de Saúde realiza periodicamente reuniões com as equipes epidemiológicas para orientação de atividades, avaliação dos cenários locais e adequação das estratégias de combate ao mosquito de acordo com a realidade de cada local. Além disso, equipes visitam regularmente os domicílios aplicando inseticidas e larvicidas para combate ao Aedes aegypti.

Anualmente, também é realizada a campanha de comunicação sobre a dengue, chikungunya e Zika, com objetivo de orientar a população, gestores e profissionais da saúde para prevenção das doenças.

Sintomas e prevenção

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação do Ministério da Saúde é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do vetor. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.

Data de Publicação: segunda-feira, 07 de novembro de 2022