Vereadores prestigiam chegada de equipamentos para mamografia

Os parlamentares comentaram sobre a aquisição que irá beneficiar e agilizar a realização de exames de mamografia

Os vereadores Leandro Gomes dos Santos -Ais, João Luiz Lula Cozer, Sargento Farias e Jadeir Brum, estiveram ao lado do secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, na Clínica de Mamografia de Barra de São Francisco, na manhã desta quinta-feira, 15, quando foram prestigiar a chegada de um moderno aparelho de ultrassonografia portátil, equipamento que irá ajudar na complementação de diagnósticos do câncer de mama.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, destacou que o aparelho portátil, foi contratado com recursos próprios cerca de R$ 102 mil, através de pregão eletrônico, da empresa Solução Médica Eireli EPP com vigência até 10 de outubro de 2023 e deverá estar em funcionamento na próxima semana.

“Agora, vamos aguardar os técnicos para desembalarem e montarem os equipamentos para que possamos a atender aos usuários da clínica”, explicou o secretário.

Elcimar disse ainda que já existe serviço de ultrassonografia no município, pago via Consórcio Cim-Noroeste, mas devido à grande demanda, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) investiu na compra de um equipamento. “Os médicos, às vezes, precisam de um exame complementar para determinar com precisão se há nódulos e, se houver, o estágio da doença”, explica.

O secretário esclarece ainda que o aparelho de mamografia deverá ser instalado em breve na antiga Casa da Mulher, no centro da cidade, perto do CREAS e da UBS Alvino Campos.

“Estamos terminando a reforma do imóvel para instalarmos o mamógrafo, uma sala de teleconsulta e também a parte administrativa da secretária”, informa Alves.

“O ex-secretário, quando deixou a secretaria, exonerado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos apostou que os serviços iriam diminuir e a gestão seria um fracasso, mas, hoje vemos que o Elcimar tem feito um trabalho excepcional”, elogia.

Vereadores elogiam

Os vereadores Leandro Ais e Lula Cozer também elogiaram a aquisição do equipamento e a atual gestão da saúde. “Uma grande conquista, principalmente para as mulheres de Barra de São Francisco”, afirmou Leandro Ais.

Já o vereador Jadeir Brum, por exemplo, destacou que a SEMUS, depois que Elcimar assumiu, tem se destacado pela velocidade da ampliação dos serviços prestados à população.

Já o vereador Lula Cozer, que trabalha no setor de saúde, disse que tem visto o município avançar muito na área, com o trabalho de Elcimar. “Esse aparelho é mais uma conquista da população”, disse.

Sobre o aparelho

O aparelho de ultrassom portátil GE Logiq é para aplicações como abdominal, músculo esquelético, ginecologia e obstetrícia e urologia.

O ultrassom GE Logiq e possui os seguintes modos de imagens:

Esse aparelho de ultrassom já vem com parâmetros de imagens ajustados, mas permite a criação dos seus próprios, de acordo com a estrutura anatômica a ser analisada.

O equipamento para ultrassonografia tem um botão para ajustes finos com apenas um toque, o que agilizar o trabalho. Alta precisão, sensibilidade e facilidade para manipular as imagens armazenadas e fazer comparativos com o exame em andamento, com a tela dividida com ou sem doppler.

Acompanha o aparelho de ultrassom os transdutores linear, convexo, endocavitário entre outros.

A entrega do aparelho de ultrassom contou com a presença de diversos vereadores da base do prefeito Enivaldo dos Anjos.

*Com informações do setor de comunicação PMBSF

Data de Publicação: quinta-feira, 15 de dezembro de 2022