Pelé recebeu título de Cidadão Francisquense em 1997

Muitos podem até não ter conhecimento, mas a Câmara Municipal de Barra de São Francisco é uma das que lembraram de homenagear o “Rei do Futebol”, Edson Arantes do Nascimento”, ainda em vida. Edson Arantes do Nascimento faleceu neste dia 29 no Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, vítima de complicações por diversas cirúrgias e agravamento do quadro clínico de tumor cancerígeno no colon.

O autor da façanha que surpreendeu parlamentares e muita gente, foi o então presidente do Legislativo, vereador Obedis Teixeira Martins. Ele apresentou o projeto de Lei 011/1997, sancionado pelo então prefeito da época José Honório Machado.

De acordo com o que a agente administrativa Maria Edna Moraes descreveu, o projeto foi inserido na ordem do dia da sessão legislativa ocorrida dia 24 de fevereiro de 1997.

Levado a votação naquela data, antes, o mesmo passou pela análise da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, órgão que era presidido pelo vereador Sulimar Valério da Cunha, tendo Juraci Virgilino de Oliveira como secretário e Nilton Gomes de Oliveira como relato. Eles analisaram o curriculum de Pelé e optaram em dar parecer favorável. No dia 24 de fevereiro daquele ano, o vereador Obedis que presidia a sessão, colocou a matéria na pauta e levada a discussão, obteve a unanimidade favorável dos votos.

Assim nascia uma homenagem a Pelé, que passava a ser considerado Cidadão Francisquense, fato que alguns não entenderam e chegavam a ponto de dizer que Edson Arantes do Nascimento, nem sabia onde ficava Barra de São Francisco no mapa.

Ligou para o Ministério de Esportes para informar ao “Rei” que a Câmara Municipal de Barra de São Francisco      havia lhe conferido o título de Cidadão Francisquense. Segundo disse Obedis, Pelé agradeceu e justificou não poder comparecer a sessão solene por força de compromissos da sua pasta. Foi quando o vereador Obedis disse que iria à Brasília para entregar o título, motivo que deixou Pelé feliz e ansioso por receber a comenda.

A comitiva francisquense composta pelos vereadores Obedis, Paulo Roberto Valli – Pisiu e o motorista Antônio

Lima de Almeida partiram para Brasília. Lá chegando, foram imediatamente ao Ministério dos Esportes, sendo recepcionados por Pelé que já os aguardava. Na mesma oportunidade o deputado federal Marcus Vicente aproveitou a oportunidade para se avistarem com ministro Pelé.

A recepção a comitiva francisquense foi muito boa e Pelé se mostrou cordial em todos os momentos, inclusive dizendo que já havia jogado uma partida de futebol no Espírito Santo em amistoso contra o Santo Antonio, time da capital capixaba. Honrado, Pelé perguntou como poderia retribuir a honraria francisquense. Obedis logo disse que precisava de ajuda financeira para melhorar o campo de futebol de Vargem Alegre.

Pelé após ouvir a solicitação, liberou para a Prefeitura de Barra de São Francisco, cerca de R$ R$ 300 mil para serem investidos em alambrados, iluminação, gramado, traves e outros na praça esportiva de Vargem Alegre.

“Fico honrado com esta homenagem e lamento por força da agenda não poder ter ido a Barra de São Francisco receber este título, mas tenho certeza de que os francisquenses vão poder ficar felizes pois como cidadão, quero poder de uma certa forma, ajudar o esporte amador com a cessão de recursos para recuperar a praça esportiva do distrito de Vargem Alegre”, disse Pelé para o presidente Obedis Martins.

Morte do “Rei”

Para o ex vereador Obedis Martins, a morte de Pelé entristece todos os que amam o esporte e em especial o futebol. Disse ter sido privilegiado de poder prestar essa homenagem ao ministro, jogador de futebol e cidadão Edson Arantes do Nascimento Pelé, lembrando que a honraria concedida a uma pessoa que tinha de tudo, mas que precisava ser também lembrada pela sociedade francisquense em ter Pelé como cidadão local.

Vereadores que aprovaram o título

Obedis enumerou os parlamentares de sua época que apoiaram sua iniciativa votando por unanimidade o projeto de Lei nº 002/1997 que se tornou Lei nº 011/1997. Os vereadores foram: Obedis (autor) Auribes José de Almeida, Altair Ferreira Martins, Luciel Alves Vicente, Paulo Edson, Paulo Roberto Valli –Pisiu, Maria das Graças Casati Carvalho, Gesus Feliciano, Juraci Virgilino, Nilton Gomes, Sulimar Valério da Cunha, Victor Hugo Vargas e Vanoel Martins de Souza.

Pelé Ministro

Quase duas décadas depois de se aposentar dos campos, Pelé se tornou ministro dos Esportes do Brasil. Ele ocupou a função de janeiro de 1995 a maio de 1998, no primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2001).

Um dos feitos mais famosos do tricampeão dentro da política foi a lei nº 9.615, conhecida como Lei Pelé. O texto foi sancionado em março de 1998 e estabeleceu novas regras para o esporte no país.

*Texto/ASCOMCMBSF/CARLOSMADUREIRA/FOTOS ARQUIVO OBEDIS MARTINS

Data de Publicação: sexta-feira, 30 de dezembro de 2022