Setur classifica Barra de São Francisco entre os 70 com atrativos turísticos

A Secretaria de Turismo (Setur), por meio da Gerência de Gestão do Turismo (Gestur), apresenta o novo Mapa do Turismo que passa a valer a partir de maio de 2023 e terá validade de um ano. Na nova versão do mapa, o Espírito Santo passa a contar com 70 municípios no total e entre eles o de Barra de São Francisco figura no site da Setur - Secretaria de Estado do Turismo.

Barra de São Francisco é um município que se encontra localizado na mesorregião noroeste espírito-santense, a 264 quilômetros da capital. Entre os pontos considerados turísticos e para visitação obrigatória, se encontra o templo da Igreja Matriz, a Cachoeira do Granito, a Cachoeira Zé Pão, a Cascata do Itaúnas, a Barragem Everaldo Bianchini, a Pedra da Torre, a Rampa de Voo Livre e o Parque Sombra da Tarde, assim considerados os principais atrativos turísticos.

Cascata do Itaúnas

Dentre as belezas naturais do município de Barra de São Francisco, está um conjunto de quedas d`água, localizado no Ribeirão Itaunas, o principal manancial hídrico para abastecimento do consumo humano.

Distante 13 quilômetros da sede do município, falta estrutura para atender visitantes, os quais acabam conhecendo o local, através de comentários e de publicações em rede social de quem a conhece.

Mesmo nos períodos de estiagem prolongada, para os amantes da natureza a Cascata do Itaunas é um convite permanente, já que seu fluxo de águas mantém alimentadas as suas quedas.

Secretário destaca

Os municípios que estão no mapa têm que comprovar a integração com a região turística a qual fazem parte. “Estivemos em constante diálogo com gestores municipais, orientando e estimulando a finalização do cadastro, pois estar no Mapa do Turismo Brasileiro é a oportunidade de garantir políticas públicas para o setor na região. Quanto mais municípios cadastrados, mais regiões beneficiadas pelo turismo”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles.

“Estar inserido no Mapa significa que o município pode comprovar a estruturação mínima de gestão voltada ao turismo e que a partir disso poderá participar dos projetos e programas da Setur nas áreas de qualificação, promoção, infraestrutura e eventos. Não estando no Mapa, a Secretaria não consegue contemplar os municípios com políticas públicas voltadas ao turismo. Somente municípios inseridos são categorizados pelo Ministério do Turismo”, explicou o gerente Murilo Vago.

O Espírito Santo saiu na frente e foi proporcionalmente o Estado com mais municípios inseridos no Mapa. As regiões Sudeste e Sul do país registram mais da metade dos municípios com os dados atualizados no sistema. Quanto aos estados, o Espírito Santo contabilizou quase 90% de todas as cidades inseridas no Mapa, seguido pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com mais de 75% dos municípios, em cada estado.

No recorte do Mapa 2022, 67 municípios capixabas faziam parte da lista. Em 2023, foram inseridos 70 municípios, com possibilidade de aumento, já que as inscrições ficarão abertas durante o ano. As novidades foram a entrada dos municípios de Águia Branca, Atílio Vivacqua, Itapemirim, Vila Valério e Rio Novo do Sul, em relação ao mapa anterior.

Os municípios que ficaram fora do mapa deverão organizar os documentos que comprovem o cumprimento dos critérios e assim pleitear o retorno ao Mapa, uma vez que o sistema do mapa ficará aberto initerruptamente.

*Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur