Projeto de Lei nº 002/2023, de autoria da vereadora Israelle Cândido, que dispõe sobre o uso do colar de girassol, como instrumento auxiliar de orientação e colaborativo, para que terceiros possam identificar pessoas com deficiências ocultas, no âmbito do município de Barra de São Francisco.
“De imediato quero agradecer a comissão pelo parecer favorável. E agora com o uso desse colar, a gente consegue identificar de imediato quem são essas pessoas que enfrentam certos constrangimentos, para usufruir de seus direitos e do atendimento preferencial”, disse Israelle na tribuna, acrescentando que esse símbolo é utilizado já em diversos países.
“Vale lembrar que recentemente uma lei foi sancionada em âmbito federal e estadual e agora a importância de municipaliza-la”, destacou a parlamentar autora da matéria.
Israelle Cândido ainda acrescentou que é uma forma de fortalecer esses direitos dentro de Barra de São Francisco, exemplificando que algumas doenças e deficiências ocultas seriam: a surdez; diabetes tipo 1, a fibromialgia, o autismo e outras.
“ O atendimento para autistas, agora não é mais preferencial, mas sim, prioritário. Ressalto que o uso do cordão é facultativo, opcional e em caso necessário é preciso apresentar laudo médico para se atestar a veracidade. O uso do cordão não substitui o laudo. O importante é dizer isso e tomarmos ciência do uso desse colar porque ele é um símbolo que garante atenção especial bem como atendimento mais humanizado para essa pessoa”, destacou.
Finalizando, Israelle afirmou que com a aprovação do Projeto de Lei nº 002/2023, pretende dessa forma proporcionar maior compreensão e respeito para com essas pessoas.
Data de Publicação: terça-feira, 15 de agosto de 2023
Endereço:
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Telefone(s): (27) 3756-2720
E-mail: faleconosco@barradesaofrancisco.es.leg.br
Atendimento ao Público:
Segunda das 08h00 às 17h00
Terça a Sexta-feira 08 às 13h00
Horário das Sessões Plenárias:
17 horas (Calendário)