Prestamos continencia aos nossos bravos Soldados!

Embora a continencia seja uma saudação militar. Ela é sinal de respeito dado pelo militar para outros, neste dia 25 de agosto, queremos prestar esta saudação especial "prestando continencia", aos nossos bravos e valorosos soldados, quando comemora-se o Dia do Soldado nas Organizações Militares do Exército Brasileiro, em todo território nacional. A data homenageia o nascimento do “Duque de Caxias” – soldado símbolo da Pátria – em 1803.

Nesta oportunidade, a Câmara Municipal de Vereadores, através de seu presidente, vereador Lemão Vitorino e demais pares, antecipam agradecimentos a valorosa Polícia Militar do Espírito Santo e em especial aos destacados no 11º Batalhão da PM, com sede em nosso município, bem como os vereadores Sargento Farias e Cabo Jonciclé, os quais se destacaram no cenário policial militar e agora representam os francisquenses no Poder Legislativo.

Duque de Caxias

O Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caixas, Patrono do Exército, simboliza o ideal do perfil dos militares do Exército Brasileiro e da carreira, caracterizada pelas seguintes peculiaridades: hierarquia e disciplina; dedicação exclusiva ao trabalho; riscos inerentes à profissão; disposição permanente; mobilidade nacional e internacional; exigências físicas, mentais e psicológicas; formação específica; aperfeiçoamento e treinamento constantes.

Homenagem da Câmara Municipal

Prestamos neste espaço, uma singela e augusta homenagem ao Soldado pela passagem do seu dia. Em especial saudamos os audazes soldados francisquenses, empenhados em cumprir da melhor forma o seu dever. Parabéns a todos os militares do nosso Estado Capixaba. Parabéns aos jovens e vibrantes e já experientes representantes da gloriosa PM, que continuem fiéis aos valores de Duque de Caxias, defensor da lei e da ordem. Da mais simples graduação ao mais alto posto militar, avante soldados, nosso povo conta com vocês!

Nessa tarefa importante de proteger e dar segurança, o soldado carrega a família, servindo um tempo em cada canto. E assim vai, ele as vezes com mulher e filhos, vivenciando dificuldades e vencendo obstáculos. É assim a vida do soldado capixaba, esse bravo guerreiro, de família igual. Conciliador como ele não há. Esse cumpridor de missão, de largo sorriso e rei do improviso, faz irmãos, pelo mundo, com a humildade dos grandes, solidário na dor e campeão do afeto e da união.

Essa índole tão e só capixaba faz do soldado de todos os quadrantes do Brasil, um igual, bem aceito e integrado aonde quer que vá. E como filho do pedreiro, do médico, do padeiro, do dentista, do militar, do sapateiro ou do jornalista, esse soldado engajado, não importa se sargento, tenente, coronel ou general, é gente que vem do povo, de um povo que não distingue raça, credo ou posição social.

Ao mesmo tempo, em data tão singular, ensejamos votos de parabenização ao comando e seus comandados por ocasião ao Dia do Soldado.É esse o cidadão fardado, chamado soldado, de quem você pouco sabe, percebe ou vê. Ele é da gloriosa Policia Militar, um brasileiro - Igual a Você!

Data de Publicação: quarta-feira, 23 de agosto de 2023