Vereadores falam a importancia da vinda de Hospital Filatrópico

Barra de São Francisco vai ganhar não só um hospital para tratamento do câncer

Integrando a comitiva do prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, vereadores da Câmara Municipal francisquense, estiveram em Governador Valadares na semana passada 19, para uma visita às estruturas da Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), que administra o Hospital Bom Samaritano, especializado no tratamento e prevenção do câncer. A  comitiva francisquense foi formada por vereadores e secretários municipais sendo que os visitantes foram recebidos pela diretoria da instituição na sede da Vila Isa, onde funciona a maior parte da estrutura da instituição.

A visita foi tema de declarações na tribuna durante a sessão ordinária desta segunda feira dia 23. Vários parlamentares elogiaram a disposição do chefe do Executivo, em manter a determinação de trabalhar pelo município e destacaram que a região irá ganhar muito com a vinda da instituição filantrópica para a região noroeste.

O vereador Lemão Vitorino que participou do encontro e preside o Poder Legislativo, enalteceu a visão administrativa do prefeito Enivaldo dos Anjos, que se preocupa com a saúde do francisquense e de todos os cidadãos que residem no entorno do nosso município. O parlamentar prevê que nos próximo anos, a cidade vai se transformar num polo de atendimento de saúde, que irá atrair novos investimentos para o setor.

O vereador Lula Cozer justificou sua ausencia devido a um problema de saúde, mas destaca que com a implantação da clínica de hemodiálise, da clínica municipal de mamografia, com a Casa de Saúde Santa Mônica e o Hospital Dr. Alceu Melgaço, muitos pacientes idosos, cobram a icriação de uma clínica para cirurgias oftalmológicas. Lula também acredita na vida de outros importantes setores de atendimento para a saúde em geral.

Jà Rafael Malaquias que integrou a comitiva, sempre afirma que fica admirado com a disposição de Enivaldo dos Anjos, apresentar sempre animo para trabalhar em favor do município. Rafael que é o vice presidente da Câmara Municipal, apontou ainda que na visita em Governador Valadares, sua vontade era tanta de ver o Hospital Filantrópico implantado no município, que enumerou uma série de vantagens para os parceiros com o munícipio.

Na reunião, os diretores da Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS) mostraram a estrutura do hospital e de seus anexos. Ficou definido que a filial de Barra de São Francisco deve começar a funcionar nos primeiros meses de 2024. Segundo o presidente da Superintendência Administrativa da BSBS, Elvis Deivis Andrade, a instituição já está em contato com a Caixa Econômica Federal – uma equipe da Caixa esteve na reunião – para obter financiamento para o projeto em Barra de São Francisco.

Ele esclareceu que a instalação do hospital no prédio da antiga concessionária Fiat, será provisório e, em breve, a BSBS pretende começar a construir a sua sede própria em Barra de São Francisco. Andrade explica ainda que a ida do Hospital Bom Samaritano (HBS) para a Região Noroeste do Espírito Santo vai ao encontro dos projetos de expansão dos serviços da BSBS que já atende quase uma centena de municípios no Leste Mineiro.

Em Barra de São Francisco, além do tratamento do câncer, que é uma prioridade, o HBS também fará outros tipos de atendimentos e lançará o seu plano de saúde, que também atenderá a todos os servidores públicos municipais que o desejarem, com ajuda de custo do município no valor de R$ 200,00.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, por sua vez, disse que Barra de São Francisco vai ganhar não só um hospital para tratamento do câncer, mas uma série de serviços. Em relação ao plano de saúde – Vitaplan – que será oferecido aos servidores, ele garante que oferece mais benefícios e menos carência do que planos como Unimed, São Bernardo e outros da região.

Para o prefeito francisquense, a vinda de um hospital especializado no tratamento do câncer é mais uma importante ação para estruturar Barra de São Francisco como polo de saúde da Região Noroeste do Estado, atingindo também municípios mineiros que estão próximos, como Mantena, Nova Belém e São João do Manteninha.

Enivaldo apontou que a chegada do HBS a Barra de São Francisco vai suprir uma demanda que ainda é muito grande na região. Ele destacou que nos seus três anos de mandato já conseguiu vários novos serviços e benefícios para a população e espera que a parceria com a BSBS, traga ainda comodidade para a prevenção e tratamento do câncer no município.

+ Sobre a BSBS

A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), mantenedora do Hospital Bom Samaritano (HBS), foi criada em Governador Valadares em 1º de maio de 1948, como entidade de utilidade pública, estadual federal, sem fins lucrativos. Com uma clínica no centro da cidade, tinha no início o objetivo de levar conforto aos idosos, oferecendo alojamento, além de distribuir alimentos às pessoas carentes.

A unidade do Hospital Bom Samaritano possui um moderno atendimento nos setores de cardiologia, nefrologia, oncologia (radioterapia e quimioterapia), UTI, cirúrgico, obstétrico, maternidade, berçário, ambulatório, farmácia, medicina nuclear, exames laboratoriais e atendimentos de média e alta complexidade.

Data de Publicação: terça-feira, 24 de outubro de 2023