Próxima sessão dos vereadores pode reunir quase 100 representações evangélicas no município

No próximo dia 30, segunda feira e dia de sessão legislativa, a Câmara Municipal deverá reunir um grande número de membros e pastores das diversas representações do meio evangélico.

Nesta segunda feira dia 23, o vereador Lemão Vitorino apresentou e foi aprovado por unanimidade, voto de parabenização para a AME – Associação dos Ministros Evangélicos de Barra de São Francisco, pelo Dia do Evangélico Francisquense, comemorado no dia 31 de Outubro.

De acordo com a AME, haverá pregações da Palavra, louvores com coral e instrumental, além da outorga do certificado de parabenização, quando encerrar as atividades religiosas e iniciar-se as de cunho político.

O vereador autor da proposta, presidente Lemão Vitorino que é evangélico, declarou que a data do Dia do Evangélico Francisquense, acontecerá na terça-feira dia 31, mas que o Legislativo, por estar reunido na segunda feira, dia de sessões normais, a data não poderia ser esquecida.

Vale lembrar

Em 19 de agosto de 2019, os vereadores de Barra de São Francisco votaram um projeto que acabou com o feriado do Dia do Evangélico no município, mas mantendo as comemorações no dia 31 de outubro.

Historicamente aprovada como Lei Ordinária n° 116/1997 criou-se a data como Dia do Evangélico em 01/12/1997, ficando em vigor até que por força da Lei Ordinária  n° 508/2013 foi alterada em 11/11 de 20013 a redação no artigo 2º da Lei  Nº 116/1997. Autor da Norma: Jessui Albino Gonçalves, quando se institui feriado em 31 de Outubro.

Em seu primeiro ano de comemoração, em 2014, surgiram várias críticas de alguns comerciantes, justificando que o mesmo poderia acarretar em prejuízos financeiros.

Na ocasião, surgiu também um boato de que o dia 31 na verdade seria ponto facultativo e não um feriado propriamente dito. Quando a data foi se aproximando, a CDL e a prefeitura esclareceram as dúvidas sobre o feriado. Todo o comércio obedeceu a lei, e não abriram as portas.

Assim seguiu até que numa sessão legislativa de segunda-feira, 19 de agosto de 2019, os vereadores de Barra de São Francisco votaram um projeto que encerrou o feriado do Dia do Evangélico no município. Trata-se da Lei Ordinária nº 907/2019, que alterou a redação do artigo 2º da Lei Municipal nº 508

No Brasil

O Dia do Evangélico é comemorado anualmente em 30 de novembro. Instituída pela Lei nº 12.328, de 15 de setembro de 2010, a data homenageia aqueles que seguem esta vertente da doutrina cristã.

De acordo com uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha mostra que três em cada 10 brasileiros (29%), com 16 anos ou mais, são evangélicos. Deste número 22% são pentecostais e pertencem a igrejas como Assembleia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Congregação Cristã e Igreja do Evangelho Quadrangular; já os outros 7% pertencem a outras ramificações do protestantismo, como as igrejas Batista, Metodista e Presbiteriana, chamadas de evangélicas históricas.

CONVITE

O Presidente da Câmara Municipal de Barra de São Francisco – ES, Ademar Antônio Vieira, convida esta Igreja para participar de uma solenidade que será realizada no plenário desta Casa de Leis no dia 30 de outubro às 16:30hs, data em que será outorgado a AME- Associação de Ministros Evangélicos, votos de parabenização em decorrência do Dia do Evangélico Francisquense.

O Dia do Evangélico Francisquense foi criado pela Câmara Municipal através de projeto de lei e por se tratar de uma data muito especial o Poder Legislativo não poderia deixar de congratular-se com a comunidade evangélica do nosso município.

Desde já, contamos com sua presença.

Atenciosamente

ADEMAR ANTÔNIO VIEIRA