Triste realidade agravada com a estiagem

Recentemente, o prefeito municipal Enivaldo dos Anjos decretou na semana passada, regras para o racionamento do consumo de água no município, em decorrência da estiagem prolongada que afetou tanto a sede como o interior francisquense.

Os baixos níveis verificados nos mananciais hídricos, alertou para a decretação de emergencia quanto ao uso de água, tanto para o consumo humano quanto para o uso nas plantações e trato de animais em toda a extensão do município.

A falta de chuvas na região noroeste tem causado transtornos para produtores e para moradores que estão convivendo com um dos períodos de estiagem mais prolongados dos últimos meses. Junte-se a isso a falta de conscientização de pessoas que de forma criminosa, estão ateando fogo na vegetação, contribuindo para aumentarem os problemas relacionados com praticamente a inexistência de chuvas que caem nos quadrantes do município.

O problema tem alertado as autoridades para encontrarem poucas soluções tanto no campo como na cidade, onde a falta de chuvas tem ocasionado rios sujos e fedorentos, acumulados pela falta de educação de moradores que ainda utilizam os rios como lixeiras.

Embora o município conte com rádios, sites noticiosos e outros meios de comunicação, nenhuma campanha de conscientização ainda foi deflagrada para conter a triste situação.

Data de Publicação: segunda-feira, 11 de dezembro de 2023