Vereadores recebem veículos para município de Barra de São Francisco

Os vereadores Lemão Vitorino, Emerson Lima, Jadeir Brum, Leandro Ais e Higor Soares, estiveram nesta quarta-feira dia 13, recebendo do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag),  a entrega de dois caminhões para ampliar o apoio aos agricultores familiares do município de Barra de São Francisco. Os recursos são fruto de emenda parlamentar. Entre os veículos estão um caminhão toco carroceria de madeira e um caminhão 3/4 carroceria de madeira. Os investimentos alcançam mais de R$ 697 mil.

Barra de São Francisco tem uma área expressiva destinada à cafeicultura de conilon e, no último ano, a produção foi de, aproximadamente, 200 mil sacas de 60 quilos, em uma área de 4.980 hectares. O município também produz mais de 30 produtos agropecuários, com destaque para a banana e a pimenta-do-reino. A entrega dos veículos vai garantir mais logística e auxiliar no escoamento de produtos da agricultura familiar da região.

Secretário Enio

“São entregas importantes, pois o processo de transporte após a colheita é uma etapa estratégica da cadeia de produção agrícola, otimizando a logística, evitando perdas e preservando o faturamento do produtor”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Presidente Lemão

"Nós temos que agradecer ao governador Renato Casagrande, nosso secretário Enio Bergoli,ao nosso deputado Mazinho dos Anjos, nosso prefeito Enivaldo dos Anjos pelas conquistas alcançadas por Barra de São Francisco. Esses veículos irão ajudar e muito o nosso produtor rural a alcançar objetivos e ajudar o município a continuar se desenvolvendo", destacou o presidente da Câmara Municipal, vereador Lemão Vitorino.

Em 2022, o município gerou de renda rural para os agricultores um total de R$ 193,4 milhões, sendo o café conilon o carro-chefe, com 72% (R$ 137,9 milhões) do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBPA) do município. Outra atividade importante em Barra de São Francisco é a produção de leite, que, no mesmo período, teve 10,5 milhões de litros produzidos, o que representa 3,1% da produção do Estado.

Data de Publicação: quinta-feira, 14 de dezembro de 2023