Na sessão ordinária desta segunda-feira dia 18, a Igreja de Confissão Luterana no Brasil, foi homenageada em decorrência de suas atividades religiosas no município. A outorga de uma Moção de Parabenização e Aplausos, teve como autor o vereador Jadeir Pereira Brum, o qual passou as mãos da pastora Ariádner Jastrow Potratz Berger um certificado de reconhecimento do Legislativo para com aquela instituição.
Tão logo foi aberto os trabalhos, a presidencia convocou o cerimonial para as homenagens, convocando os parlamentares para recepcionarem a liderança religiosa e ouvir o relato de sua história dentro da congregação luterana e de como iniciou atividades naquela instituição.
A pastora contou que esde pequena, fora incentivada a participar da vida em comunidade e o despertar para vocação foi surgindo. Já aos 03 anos de idade, sabia o que queria ser quando crescesse. Dizia para seus pais e avós que iria ser “pastora”. "Então minha avó me dizia: minha neta, mas isso não é possível, pois não tem pastoras na igreja. Minha resposta era: disso eu não sei, vovó. Mas eu serei pastora sim! Então na minha infância, eu brincava de ser pastora", afirmou ela.
Após concluir o Ensino Fundamental, e ser confirmada, foi estudar na Associação Diacônica Luterana (ADL), escola-internato luteranos, que fica no interior de Afonso Cláudio. Estudou por três anos: 2000-2002. Os estudos e a vivência em comunidade só aumentaram e despertaram sua vocação e o amor pelo servir na Igreja.
O desejo de servir a Deus, com dons e limitações, me motivou a sair de perto de sua família, amigos, sua cidade, para estudar Teologia em São Leopoldo/RS. Em 2003 iniciou o curso de Teologia por 5 anos. Durante o curso, realizou o estágio de 6 meses na paróquia de Confissão Luterana em Santa Leopoldina/ES.
Concluiu o curso de Teologia em dezembro de 2007. Então, retornou para Santa Maria de Jetibá para se preparar para o período prático de habilitação ao ministério. Durante 8 anos não exerceu o ministério pastoral. Mas sempre esteve envolvida na vida comunitária e grupos. Foi também o período onde fomos abençoados com o nascimento de nossa filha Paola. Que veio encher nosso coração de alegria e gratidão.
Em agosto de 2015 foi enviada pela Igreja para a paróquia de Confissão luterana em Ivoti/RS, onde realizou o período prático até janeiro de 2017. E então a Igreja novamente a enviou para assumir a Paróquia de Confissão luterana em Porto dos Gaúchos/MT.
Iniciou o ministério pastoral com muita alegria, aprendizado e gratidão. A Paróquia é formada por uma comunidade e dois pontos de pregação, no interior. A comunidade de Porto dos Gaúchos é a comunidade mais antiga da IECLB no Mato Grosso, tendo sido fundada em 1957, com a população em torno de 5 mil habitantes. Ao todo, a paróquia tem 197 membros batizados. A maioria é migrante da região Sul do país. E foiu um grande desafio trabalhar numa paróquia com poucos membros. Serviu a paróquia durante 3 anos. E então, percebeu que era chegada a hora de orar a Deus e pedir que Ele lhe enviasse novamente para uma paróquia onde o Senhor precisasse de sua serva.
Então, com a graça de Deus, se candidatou à vaga da Paróquia em Barra de São Francisco/ES. Não conhecia a cidade. Não conhecia a Paróquia. E com alegria recebeu o chamado para assumir as funções pastorais da mesma a partir de fevereiro de 2020.
Chegou junto com a família no dia 17 de fevereiro, numa segunda-feira. Lembra-se como se fosse hoje! O senhor Orlando Amaro Hartvig, na época presidente da Paróquia, os recebeu na casa pastoral e os acolheu. Iniciou as atividades no dia 21/02 com o primeiro culto realizado na Comunidade de Águia Branca.
E um mês depois, todos foram acometidos com a notícia da Pandemia do Covid-19. Onde tudo parou, atividades canceladas. Medo e insegurança tomaram conta de todos. Então, foi preciso se reinventar na forma de ser igreja, de servir, de visitar, de acolher, enfim... A Palavra de Deus precisou ser anunciada de forma on-line e/ou gravada. Começou a investir na tecnologia da internet e mídias sociais. Que são boas ferramentas para lançarmos as sementes da Palavra de Deus atualmente.
Então, quando passado a fase mais difícil da Pandemia do Covid-19, pode de aproximar de mais pessoas, conhecer a nossa cidade. E se encantou, a cada dia com o lugar onde Deus lhe plantou para fazer a semeadura da Palavra de Deus.
Diz compreender sua missão e ministério a partir do Batismo, no qual Jesus envia a nós todos, dizendo: “vão” (Mt 28.18-20). Diante do desafio que esta missão representa, nos apegamos ao Deus que muito já nos abençoa, fortalece, protege e não nos deixa sós (Jr 1.7-8). Vivenciar a missão que Cristo confia a todas as pessoas batizadas só se torna possível se nos dispomos a vivenciar o amor, ser hospitaleiros, administrar bem os dons que Deus lhe concedeu, anunciar e servir com a força que Deus dá, a fim de que em tudo Deus seja louvado (1 Pe 4.8-11).
A igreja é edificada sobre a base sólida que é Cristo e sobre esta base cada pessoa batizada deixa suas marcas e trabalha à sua maneira. Diante de nós está o Reino de Deus que almejamos. Na caminhada até lá, muitas são as mãos que semearam e muitas mãos ainda semearão. Nessa caminhada colheremos alguns frutos, mas a nossa tarefa cristã é de continuar semeando novas sementes e dar continuidade ao trabalho.
Somos uma Igreja que tem sua história baseada na Reforma Protestante de 1517, com Martim Lutero. E com alegria neste ano celebraremos no dia 31 de outubro 50 anos de história de fé e comunhão. Nossa base é o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a sua vida por todas as pessoas.
Mas também como Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, em 2024, estaremos em celebração, pois comemoraremos 200 anos de presença luterana em terras brasileiras. Em Barra de São Francisco, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana está presente há 20 anos, composta por 4 comunidade e dois pontos de pregação, sendo a sede da paróquia em Vila Vicente.
Barra de São Francisco é hoje nossa casa, nossa cidade. Pois aqui continuo a história iniciada por Deus em minha vida. Louvo e agradeço a Deus por praticar o que aprendi, aprender e ensinar no compartilhar vivências experiências de amor e de fé.
Data de Publicação: terça-feira, 19 de dezembro de 2023