Reinaldo Neri solicita equipamentos no combate a Dengue

O vereador Reinaldo Gomes Neri da Silva - Borrinha apresentou indicação ao Executivo Municipal, no sentido de que possa estar adquirindo equipamentos de pulverização no modelo "costal", devido aos inúmeros casos de dengue no município, tanto na sede como no interior. Em sua justificativa, o parlamentar argumentou que o equipamento em questão é de extrema necessidade no combate e eliminação do mosquito.

A aplicação do inseticida tem efeito residual de aproximadamente 15 dias, pois as camadas de cristais do princípio ativo ficam na superfície dos recipientes (pneus, sucatas, vasos de planta) e ao seu redor. Essa permanência aumenta a possibilidade de eliminação do mosquito transmissor.

Em consideração a incidência da doença, Borrinha destacou que o alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e a quantidade de pontos estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, cemitérios, entre outros), levam a necessidade de aquisição desse tipo de equipamento, no sentido de agilizar o combate e tranquilizar a população.

Outras estratégias

A Câmara Municipal de Barra de São Francisco-ES, apóia todas as iniciativas de combate a dengue e entre outras estratégias, defende a medida para que os agentes de endemias também tenham bombas costais motorizadas em ações de bloqueio de transmissão viral – que consiste na aplicação de outro tipo de inseticida num raio de 150 metros em torno das residências com casos suspeitos de dengue.

Outra atividade importante é a continuidade da utilização do carro fumacê (UBV) nas ruas e avenidas. Isso porque mesmo nas melhores condições de aplicação (sem chuva e vento forte), o fumacê atinge cerca de 60% da população de mosquitos adultos. Daí, a importância das atividades de rotina serem bem executadas e dos capixabas manterem suas casas livres dos depósitos que podem virar criadouros do mosquito.

Mas é a atividade de rotina, com visitas casa a casa, eliminação de focos e tratamento, quando necessário, a ação considerada a mais importante no combate ao Aedes aegypti, juntamente com a conscientização de cada cidadão em se comprometer em eliminar possíveis criadouros.

"Vale acentuar que a bomba costal manual é utilizada em uma das atividades prioritárias no combate à dengue que é o de eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, alcançando pontos estratégicos da proliferação, como as borracharias, floriculturas, ferros-velhos, cemitérios, entre outros,  locais preferenciais para desova pela fêmea do mosquito", argumentou o parlamentar autor da indicação, que foi aprovada e segue para apreciação do prefeito Enivaldo dos Anjos.

Data de Publicação: terça-feira, 06 de fevereiro de 2024