CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

Câmara Municipal antecipa cumprimentos para as Mulheres

 

Cumprimentamos aqui todas as mulheres, em especial as nossas ex Vereadoras, bem como as Servidoras e Assessoras do Poder Legislativo de Barra de São Francisco. Este ano a data será comemorada nesta sexta-feira 08 e devido a isso, o presidente e vereador Lemão Vitorino, parabeniza antecipadamente todas as Mulheres e em especial as francisquenses por ocasião da data.

Da atual composição na Câmara Municipal, apenas uma mulher representa toda a classe. Trata-se da vereadora Israelle Cândido, a qual a ela foram direcionados alguns elogios e agradecimentos, durante a recente sessão desta segunda feira dia 04.  Os 13 parlamentares destacam que a Mulher é importante em todos os aspectos de nossa existencia.

A Câmara Municipal de Barra de São Francisco-ES, através da Lei nº 019/2002, faculta o ponto nas repartições públicas municipais. O autor foi o então vereador Paulo Roberto Valli - Pisiu. Em seu artigo 1º - destaca que fica facultado o ponto nas repartições públicas municipais, para as servidoras públicas, todo dia 08 de março.

História e Origem do Dia Internacional da Mulher

A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias, os baixos salários e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

Vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que mataria 146 pessoas, dessas quais 129 mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras.

Esse incêndio levou à criação do mito de uma suposta greve que teria ocorrido em 8 de março de 1857, em Nova York, que não aconteceu. A confusão foi causada por jornais alemães e franceses na década de 60.

No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, ficou conhecida como "Pão e Paz", sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, data que somente foi oficializada em 1921.

Após este conflito e com as transformações trazidas com a Segunda Revolução Industrial, as fábricas incorporaram as mulheres como mão de obra barata. No entanto, devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes.

Também nas primeiras décadas do século, as mulheres começam a lutar pelo direito ao voto e à participação política.

Apesar disso, por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977.

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

Data de Publicação: terça-feira, 05 de março de 2024

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES


Telefone(s): (27) 3756-2720

E-mail: faleconosco@barradesaofrancisco.es.leg.br

Atendimento ao Público:
Segunda das 08h00 às 17h00
Terça a Sexta-feira 08 às 13h00


Horário das Sessões Plenárias:
17 horas (Calendário)