CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

Presidente quer reconhecimento de quem cuida de imóveis contra a dengue

  Com o período de chuvas o risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue exige atenção e cuidados redobrados

O presidente da Câmara Municipal de Barra de São Francisco, vereador Lemão Vitorino, preocupado com o crescimento de casos de dengue no município e devido à falta de cuidados de alguns proprietários de imóveis, pretende sugerir para o Executivo Municipal, uma campanha que venha despertar maior interesse no combate ao mosquito transmissor da dengue e outros. A iniciativa será levada até o prefeito Enivaldo dos Anjos, através de uma indicação a ser apresentada na próxima sessão legislativa na segunda feira dia 18.

Lemão Vitorino tem enaltecido o trabalho dos agentes de combate a endemias, os quais tem percorrido os bairros e distritos, para combater possíveis focos do aedes aegypti. Mesmo assim, como o descarte irregular de materiais que acumulam água em terrenos baldios tem sido prática constante de algumas pessoas, ele quer acredita que aqueles que cuidam de seus terrenos, quintais e jardins, devem ser premiados.

De acordo com Lemão Vitorino, o Executivo Municipal poderia estar criando um selo ou sistema de aferição, que mostraria que naquele imóvel, o proprietário e seus usuários, cuidam do ambiente e assim evitam possíveis criadouros do mosquito transmissor.

“Nós acreditamos que o cidadão, dona de casa, comerciante e outros, quando fossem visitados pelos agentes de saúde e ficasse constatado que o local está livre do mosquito transmissor, deveria ser agraciado com um adesivo ou selo, atestando que o local está seguro da Dengue, Zika e Chikungunia”, justificou o Presidente do Poder Legislativo.

Ele complementou destacando que: “precisamos deixar nossa cidade livre dessas doenças e não termos mais notícias alarmantes de que cidadãos estão morrendo devido ao agravamento de casos de contaminação pelo mosquito em questão”, pontuou o parlamentar.

Mas para isso acontecer, é preciso que sejam tomadas algumas medidas simples como:

•Não jogue lixo em terrenos baldios;

•Manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

•Lave semanalmente por dentro com escovas e sabão os recipientes que são utilizados para armazenar água.

•Coloque o lixo em sacos plástico e mantenha a lixeira bem fechada.

•Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.

•Guarde os pneus velhos sem água em local coberto e abrigado da chuva.

Não basta apenas comentar. É preciso ação e com determinação poderemos evitar que um simples mosquito possa alterar a nossa vida e até tirá-la.

 

 

Data de Publicação: sexta-feira, 15 de março de 2024

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES


Telefone(s): (27) 3756-2720

E-mail: faleconosco@barradesaofrancisco.es.leg.br

Atendimento ao Público:
Segunda das 08h00 às 17h00
Terça a Sexta-feira 08 às 13h00


Horário das Sessões Plenárias:
17 horas (Calendário)