Câmara se solidariza com capixabas de municípios atingidos pelas chuvas

As fortes chuvas que atingiram municípios do sul do Espírito Santo, notadamente Mimoso do Sul e Cachoeiro do Itapemirim, trouxeram aflição e angústia para famílias capixabas que perderam casas e familiares, vitimados pela tempestade.

A Câmara Municipal de Barra de São Francisco, se solidariza com autoridades e moradores, esperando que sejam amparados pelas forças de defesa civil e de segurança do Estado, acreditando que a força das comunidades reerguerá as localidades atingidas.

O presidente do Poder Legislativo vereador Lemão Vitorino, afirmou que tem acompanhado os noticiários referentes as chuvas que proporcionaram um cenário de terror para famílias que foram atingidas no sul capixaba e afirmou que os 13 vereadores estão irmanados em externarem votos de recuperação para as comunidades atingidas, em especial através de comunicação aos presidentes das Câmaras Municipais de Mimoso do Sul - Presidente Muiú , bem como de Cachoeiro do Itapemirim Presidente Braz Zagoto.

Mimoso do Sul

Neste domingo (24), o município de Mimoso do Sul após a maior enchente já registrada na história local, ficou constatado que a catástrofe resultou em 19 mortes confirmadas. Com a mesma preocupação o município de Cachoeiro do Itapemirim, decretou estado de calamidade.

Autoridades destacaram a gravidade da situação e pediram ajuda da população e de voluntários para lidar com as consequências da tragédia.
As chuvas intensas que atingiram a região desde a última sexta-feira (22) causaram inundações em diversos pontos de cidades, afetando especialmente estradas, pontes, bueiros entre outros.

Cachoeiro do Itapemirim

A Prefeitura de Cachoeiro do Itapemirim, neste sábado (23), decretou estado de emergência no município. A medida visa estabelecer ações de recuperação dos danos causados pelas chuvas. Nas cidades, segundo a Defesa Civil Estadual, há mais de 500 desalojados.

O decreto se baseia em levantamentos técnicos da Defesa Civil, considerando a grande precipitação de chuvas, causando o transbordamento do Rio Itapemirim, atingindo localidades nos Distritos de Pacotuba e Coutinho, e diversos bairros e ruas na sede do município de Cachoeiro de Itapemirim.

As equipes de resgate e assistência seguem trabalhando incansavelmente para prestar auxílio às pessoas afetadas e garantir a segurança da população.

Governo do ES

Já o Governo do Estado, apresentou o Decreto nº 501-S que foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, onde fica decretada a Situação de Emergência nos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

*Com informações e fotos do Governo do ES

Data de Publicação: segunda-feira, 25 de março de 2024