CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

Padre Belmiro se torna “Cidadão Francisquense”

Quando na sessão solene ocorrida no último dia 06 de junho, o Padre Belmiro Ohnezorge seria um dos que receberiam oficialmente com o título de Cidadania Francisquense, o mesmo por motivos de agenda religiosa, não pode se fazer presente. Ocorre que a data caiu numa quinta feira e o padre da paróquia São Francisco de Assis, já estava confirmado para celebrar missa em uma das 50 comunidades que estão sob sua responsabilidade.

Nesta segunda feira dia 10, quando aconteceu a sessão legislativa semana, o pároco francisquense esteve marcando presença, inclusive ministrando a leitura do versículo bíblico, que antecede os trabalhos parlamentares.

Após a abertura da sessão, o presidente Lemão Vitorino convocou o cerimonial da casa, para que se prestasse as homenagens ao Padre Belmiro Ohnezorge para que o mesmo recebesse das mãos do vereador proponente, Fernando Carabina, o seu respectivo certificado.

Logo foi iniciada a leitura de sua breve história regiligiosa e visivelmente agradecido pelas homenagens, o padre cumprimentou cada um dos vereadores, mostrando gratidão e abençoando os trabalhos.

Conheça a trajetória de Belmiro Ohnezorge

A lei nº 1455/2023 de autoria do parlamentar Fernando Carabina, instituiu o título de Cidadania Francisquense para um dos mais importantes padres que já estiveram à frente da Paróquia São Francisco de Assis.

Nascido aos 09 de novembro do ano de 1963, na comunidade de Praça Rica na época pertencente ao  município de Nova Venécia e hoje ao de Vila Pavão, Belmiro é filho do casal França e Georgina ( ambos falecidos), uma família de cinco filhos vivos: Belmiro, Almerinda, Bertonilio, Regina e Dirceu. Todos hoje residentes em Jaru – Rondonia.

Curiosamente, com apenas três meses de idade em 23 de fevereiro de 1964, ele receberia o batismo na Igreja Luterana naquela localidade. Com quatro anos,  passou para a comunidade católica da Praça Rica, onde recebeu  a primeira eucaristia e a crisma, se tornando membro ativo daquela comunidade.

Vida simples, na roça, Belmiro estudava e trabalhava e sempre ativo da vida da comunidade até que o Senhor o chamou. Entrou no Seminário Menor em Nova Venécia em 06 de novembro de 1989 ali ficando por quatro anos de estudos concluindo o 2º Grau, hoje ensino médio.

A 5 de março de 1990, inicia os estudos em filosofia e teologia na Arquidiocese de Vitória. Até que após cinco anos, em 1995 foi instituído no mnistério de Acólito na Catedral de São Mateus pelo Bispo Diocesano Dom Aldo Gerna. Ano seguinte em cinco de agosto, foi admitido às Ordens Sagradas, celebração de admissão que transcorreu na Capela do CEDI em 10 de novembro de 1996.

A ordenação diaconal aconteceu em 20 de abril de 1997, na Igreja Bom Pastor na paróquia de Nossa Senhora das Graças, na cidade de Boa Esperança.

Foi ordenado sacerdote em 23 de novembro de 1997 em concorrida celebração no ginásio de esportes de Boa Esperança quando uma multidão esteve marcando presença e prestigiando o grande acontecimento.

Passou-se apenas um dia de sua ordenação e já era empossado como vigário paroquial de Boa Esperança, onde permaneceu até 31 de dezembro de 1998.

Foi enviado em seguida para a paróquia de Águia Branca como administrador paroquial no primeiro dia de janeiro de 1999.

06 de dezembro de 2000, assume a missão em Vila Valério, ficando ali até 2002, quando foi convocado para ser reitor no Seminário Menor em São Mateus, também sendo o vigário paroquial de São Mateus.

Em dezembro de 2007 era enviado a paróquia de Mucurici/Ponto Belo se tornando administrador paroquial.

Em 2009 foi para Pinheiros onde se tornaria pároco em 23 de outubro ficando no cargo por três anos e sete meses, sendo enviado para a paróquia de São Cipriano em Jaguaré ali sendo pároco aos 03 de maio de 2014, ficando cinco anos naquela comunidade.

Em 17 de novembro de 2019, a cidade de Barra de São Francisco o recebe e o acolhe como seu novo pároco, onde se encontra até os dias atuais, realizando um belo trabalho de evangelização, amor e servidão.


Data de Publicação: terça-feira, 11 de junho de 2024

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES


Telefone(s): (27) 3756-2720

E-mail: faleconosco@barradesaofrancisco.es.leg.br

Atendimento ao Público:
Segunda das 08h00 às 17h00
Terça a Sexta-feira 08 às 13h00


Horário das Sessões Plenárias:
17 horas (Calendário)