Vitória - Em cerimônia realizada na semana passada, o Governo do Espírito Santo assinou o memorando de entendimento com a Prefeitura de São Mateus e a Petrocity Portos, visando à instalação do Centro Portuário de São Mateus (CPSM). Na ocasião, os vereadores de Barra de São Francisco, Juvenal Calixto Filho, Huander Boff e Ademar Antonio Vieira, além do prefeito Alencar Marim, estiveram prestigiando a solenidade.
O empresário Bruno Zanete fez questão de posar ao lado dos parlamentares municipais. Ele que é um dos maiores investidores na região, na exploração de rochas ornamentais, disse que a ferrovia que passará por Barra de São Francisco em direção ao complexo portuário em São Mateus, servirá para agilizar o processo de exportação do granito capixaba.
Outro empresário do setor de rochas, Mauricio Toledo, também integrou a comitiva francisquense durante a solenidade da assinatura dos acordos para a efetivação da Petrocity na região. Para ele, Mantena-MG e Barra de São Francisco, vão ganhar em desenvolvimento e na geração de emprego e renda.
O investimento é estimado em R$ 3,1 bilhões. O terminal portuário deve gerar 2,5 mil empregos diretos apenas na fase de implantação, e mais 2,5 mil diretos e indiretos na fase de operação.
De acordo com o governador Renato Casagrande, o empreendimento atende ao objetivo do governo de criar um ambiente favorável para realização de novos negócios. “Temos uma limitação de infraestrutura em nosso Estado. Somente agora inauguramos um aeroporto bom, começou a duplicação da BR 101 e temos enormes desafios na BR 262 e na 259, nas ferrovias e na área portuária. Estamos acompanhando a concepção deste porto desde 2013. Passaram-se os anos e estamos aqui novamente com um projeto atualizado, todo estruturado. Vamos fazer de tudo o que cabe ao Estado para apoiar. A prefeitura precisa controlar a ocupação no entorno do porto. Ao Estado cabe analisar a licença ambiental, emiti-la e investir em infraestrutura. Daremos um passo toda vez que a iniciativa privada também der”, destacou.
Projeto
O Centro Portuário de São Mateus será instalado em Urussuquara, no distrito de Barra Nova. Trata-se de um complexo multimodal que atende a diversos tipos de embarcações e características específicas de cargas, por meio de ponte de acesso, berços de atracação e quebra-mar.
De propriedade da empresa Petrocity, o CPSM é composto por seis berços, que totalizam 2.360 metros de estrutura de atracação, protegidos por quebra-mares e ligados por uma ponte de acesso de 1.800 metros de comprimento. Tal estrutura atenderá a navios de contêineres e carga geral, rochas ornamentais, celulose e papel, veículos e supply offshore (apoio às operações de óleo e gás). Além do CPSM, a Petrocity tem projetos no Pará e no Peru.
O complexo terá previsão de movimentação de cargas, em um ano, que chegam a 1.770.000 toneladas de rochas ornamentais, 11.300.000 toneladas de contêineres, 158.400 veículos e 155.100 de supply. Tal movimentação acontecerá em uma retroárea de três milhões de metros quadrados, que abrigarão sete pátios de estocagem, sendo quatro para cargas gerais e contêineres, um para grãos e rollon e rollof, um para rochas ornamentais, celulose e aço e outro para supply boat.
A Petrocity criou uma subsdiária, a Petrocity Logística, que será responsável por toda a gestão de operação do porto. O Plano Diretor Municipal de São Mateus está sendo regulamentado por decreto visando à criação do Distrito Industrial Portuário (DIP) de São Mateus. O DIP será instalado em uma área de 300 milhões de metros quadrados, que demandará duas usinas fotovoltaicas (cuja energia é obtida por meio da conversão direta da luz em eletricidade) de 5,0 MW cada, uma petroquímica, duas usinas termoelétricas, uma refinaria modular (com 50 mil barris/dia), duas Eadis (terminais para veículos) e uma unidade de dessalinização de água.
Uma das características do CPSM é o uso intenso da cabotagem, em que os produtos são movimentados em pequenas distâncias, sem perder a costa de vista. O centro portuário ocupará um vácuo entre Vitória e Ilhéus, sendo o único porto do Sudeste na área da Sudene.
Com o CPSM, a estimativa é de promover: a integração regional e econômica entre norte e nordeste do Espírito Santo, Minas Gerais, sul da Bahia e centro-oeste brasileiro; o escoamento da demanda reprimida dos produtores de cargas que não têm opções logísticas no norte do Estado, o que acarreta a perda de competitividade de mercado; e o desenvolvimento sustentável, com o estímulo à implantação de modais que aumentem a segurança na operação logística e incentivem o desenvolvimento social.
CENTRO PORTUÁRIO DE SÃO MATEUS EM NÚMEROS
R$ 3,1 bilhões em investimentos
2,5 mil empregos diretos na fase de instalação
2,5 mil empregos diretos e indiretos na fase de operação
300 milhões de metros quadrados para o Distrito Industrial Portuário (DIP)
Previsão de mais de 13 milhões de toneladas de movimentação anual apenas nos segmentos de rochas ornamentais, contêineres e supply
Quatro unidades de transbordo e armazenamento de cargas (Utac) e uma unidade de carga de alto valor agregado, integradas ao Centro de Controle de Tráfego Ferroviário (CCTF)
Investimento de R$ 56 milhões por Utac (capital privado).
* Texto e fotos -Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Barra de São Francisco -ASCOMCMBSF
Data de Publicação: terça-feira, 22 de janeiro de 2019