Enivaldo dos Anjos vai pedir que Governo realize audiência pública para tranquilizar moradores de Barra de São Francisco, temerosos depois do desastre em Brumadinho (MG). A solicitação vai acontecer depois que o presidente da Câmara Municipal, vereador Juvenal Calixto, mostrou que parte da população teme por uma possível tragédia
Atendendo a pedido do presidente da Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco, Juvenal Calixto (PPS), o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) pedirá, por ofício, ao Governo do Estado nesta segunda-feira (28), a realização urgente de uma audiência pública na cidade para tranquilizar a população acerca da segurança da barragem que está sendo construída no rio Itaúnas, a montante da cidade, dentro do programa de enfrentamento de estiagens na região.
Enivaldo disse que recebeu do presidente da Câmara o informe de que parte da população de Barra de São Francisco passou a ficar com medo do que poderá ocorrer no futuro, depois da tragédia ocorrida em Brumadinho (MG), onde uma barragem de rejeitos de minério da Vale se rompeu e deixou um rastro de destruição, com cerca de dez mortos confirmados e mais de 300 pessoas desaparecidas.
"Nossa preocupação é dar para a população francisquense, explicações relacionadas a construção da barragem, importante meio de conservação das águas para uso quando necessário, quanto ao período de estiagem. Não é fato para se criar alarde, mas estamos precisando dar satisfação para a sociedade, com relação a construção desta barragem que deverá ser pelo sistema de aterro", justificou o presidente da Câmara, que complementou: "estamos colocando a nossa Câmara Municipal à disposição do deputado Enivaldo dos Anjos, bem como dos técnicos do Governo do Estado, da empresa responsável pela construção e também das autoridades locais e da população em geral", pontuou Juvenal Calixto.
“Para piorar, algumas pessoas, que não gostam de ver as coisas boas acontecendo no município, estão espalhando notícias falsas pelas redes sociais de que a barragem do rio Itaúnas colocará em risco a segurança da população por ser construída com barragem de aterro. Não existe esse risco. Barragens de concreto armado somente são feitas quando a representa é muito alta e funda. No nosso caso, a lâmina d´água tem baixa profundidade e a represa tem áreas de escape a partir de determinado nível para não fazer pressão sobre a barragem”, disse Enivaldo.
Apesar de estar bem informado sobre o assunto, Enivaldo dos Anjos disse que vai pedir ao governo do Estado que realize, em regime de urgência, uma audiência pública na Câmara Municipal, com a participação de engenheiros e técnicos da Secretaria de Agricultura para esclarecer à população. “Existe uma grande diferença entre uma barragem de rejeitos, como é o caso de Brumadinho e também de Mariana, e uma barragem para suprir abastecimento hídrico, como é o nosso caso”, observou Enivaldo.
A barragem do rio Itaúnas é uma das obras conquistadas pelo deputado Enivaldo dos Anjos dentro do programa estadual que está investindo R$ 60 milhões em 12 municípios na construção de 60 reservatórios de água. A medida foi tomada após a grande estiagem que ocorreu no Estado a partir de 2015, com grande impacto principalmente nas regiões Norte e Noroeste.
A barragem de Barra de São Francisco inundará uma área equivalente a cinco campos de futebol e formará uma reserva de 100 mil metros cúbicos (100 milhões de litros) de água para contribuir com a segurança hídrica da região. A obra, que custará R$ 1,360 milhão, deverá ser entregue no mês de julho, quando começa, normalmente, o período de estiagem.
* Texto e fotos divulgação/montagem -Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Barra de São Francisco -ASCOMCMBSF
Data de Publicação: segunda-feira, 28 de janeiro de 2019